Noticias
Pressionada por alimentos, inflação sobe para 0,28%
14 de Dezembro de 2023 as 13h 27min

A inflação oficial de novembro ficou em 0,28%, uma aceleração em relação a outubro, quando foi de 0,24%. A alta no preço dos alimentos foi o que mais impactou o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de 12 meses, o IPCA soma 4,68%.
O IPCA mede a inflação para famílias com renda de até 40 salários mínimos. O resultado de 12 meses está dentro do limite da meta do governo, de 3,25% com tolerância de 1,5%, ou seja, até 4,75%.
Dos nove grupos de produtos e serviços analisados pelo IBGE, seis tiveram aumento de preços. O destaque ficou com o item alimentos e bebidas, com elevação de 0,63% - mais que o dobro de outubro (0,31%). A alta representou 0,13 ponto percentual (pp) no IPCA, a inflação oficial do país.
O gerente da pesquisa do IBGE, André Almeida, aponta o fator clima como responsável pela variação positiva de preços. “As temperaturas mais altas e o maior volume de chuvas em diversas regiões do país são fatores que influenciam a colheita de alimentos, principalmente os mais sensíveis ao clima, como é o caso dos tubérculos, legumes e hortaliças”, disse.
Os preços no subgrupo alimentação no domicílio subiram 0,75%, pressionados pela cebola (26,59%), batata-inglesa (8,83%), arroz (3,63%) e carnes (1,37%). Apresentaram queda o tomate (-6,69%), a cenoura (-5,66%) e o leite longa vida (-0,58%). Já a alimentação fora de casa subiu 0,32%, alta menor que a de outubro: 0,42%.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Prefeitura alerta sobre confecção de carteirinhas do Passe Livre em Sorriso
Publicado em 14 de Março de 2025 ás 15h 06min
Primeiro lote de restituição do IR será pago em 30 maio
Publicado em 14 de Março de 2025 ás 14h 05min
3 rebaixados e 6 estrangeiros: clubes debatem mudanças para 2027
Publicado em 14 de Março de 2025 ás 13h 00min