Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 23 de Abril de 2026

Noticias

Prevenção ainda é desafio entre homens, alerta médico de família

24 de Novembro de 2025 as 08h 37min

Especialista reforça a importância do cuidado integral e da mudança de comportamento entre os homens

Mais do que um alerta sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul é um convite para repensar o modo como os homens cuidam da própria saúde. Mesmo com avanços na atenção primária e maior oferta de exames preventivos, eles ainda são minoria nos serviços de saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até setembro de 2025, foram registrados 106 milhões de atendimentos a homens, enquanto entre as mulheres o número chegou a 203 milhões.  

Dados do IBGE apontam que os homens vivem, em média, 6,6 anos a menos que as mulheres. Para o médico de família e comunidade Leonardo Demambre Abreu, da Amparo Saúde, empresa que integra o ecossistema de saúde do Grupo Sabin, parte dessa diferença na expectativa de vida pode ser explicada pela cultura do descuido.

“Muitos homens só procuram atendimento quando já apresentam sintomas. A prevenção ainda é vista como algo secundário, quando na verdade é o que mais contribui para uma vida longa e saudável”, afirma. O especialista destaca que o cuidado com a saúde masculina precisa ser entendido de forma integral, para além do exame de próstata.

“A avaliação deve ser personalizada, mas, de modo geral, os exames que mais contribuem para a saúde dos homens incluem o hemograma, glicemia de jejum, perfil lipídico, função renal e hepática, TSH e, em casos selecionados, o PSA. Também são importantes o eletrocardiograma e, a partir dos 40 ou 45 anos, a colonoscopia, dependendo do histórico familiar e dos fatores de risco”, explica. 

Segundo ele, o desafio não está apenas em realizar esses exames, mas em criar vínculos que incentivem o acompanhamento contínuo. “É importante que o homem tenha um profissional de referência, médico ou enfermeiro, e perceba que o check-up não é só para quem está doente. Homens assintomáticos também podem estar em risco”, ressalta o médico.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Vagão de carreta tomba na BR-163 em Sorriso

Publicado em 23 de Abril de 2026 ás 07h 22min


Visitas técnicas apresentam pesquisas aplicadas ao campo

Publicado em 23 de Abril de 2026 ás 06h 16min


Qualifica Lucas: vagas em cursos nas áreas industriais, administrativas e agrícolas

Publicado em 23 de Abril de 2026 ás 05h 18min


Jornal Online

Edição nº1783 - 23/04/2026