Noticias
PREVIDÊNCIA: Governo estuda facilitar comprovação de vida no INSS
Quem recebe benefício da Previdência Social sabe que todo ano é preciso provar que está vivo. Se isso não for feito, o pagamento pode ser suspenso
23 de Setembro de 2019 as 12h 00min

Assessoria
A novidade é que, ainda este ano, a prova de vida pode ser feita pelo telefone celular, se o beneficiário tiver um aparelho mais moderno, como o smartphone.
Basta abrir o aplicativo Meu INSS e usar a impressão digital ou o reconhecimento facial, da mesma forma que usa para desbloquear a tela do celular. O sistema de reconhecimento biométrico do INSS foi desenvolvido pela Dataprev.
O diretor de Relacionamento e Negócio da Dataprev, André Côrte, destaca que usar a biometria para fazer a prova de vida é mais confortável e seguro.
O diretor da Dataprev destaca, ainda, que o uso da digital e do reconhecimento facial reduz a chance de fraude na prova de vida.
O sistema foi testado por 700 pessoas, em 15 cidades, durante os meses de agosto e setembro. Nesse período, apresentou alguns problemas para reconhecer a biometria. André Côrte disse que a equipe da Dataprev trabalha para corrigir as falhas antes de começar a aceitar essas novas formas de prova de vida.
Todo mundo que recebe benefício do INSS precisa fazer a prova de vida uma vez por ano, para evitar a suspensão do pagamento. Em alguns casos, a prova pode ser feita por um representante. Isso ocorre quando o beneficiário mora fora do país, tem alguma doença contagiosa, apresenta dificuldade para se movimentar ou tem mais de 80 anos.
Em alguns casos, o INSS pode agendar uma visita para fazer a prova de vida na casa da pessoa. Se você tiver alguma dúvida, ligue para a Central 135.
Veja Mais
Termoregulador fortalece canavial durante período de estresse hídrico
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 16h 41min
Moscas bebem álcool para ficarem mais atraentes?
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 15h 40min
Dorner acompanha estandes de empresas locais na Norte Show
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 14h 39min