Noticias
PRIMEIRA FASE: Invicto, Cuiabá busca inédito tetra
Equipe foi campeão dos últimos três estaduais, sendo os dois últimos sem ser derrotado
17 de Março de 2020 as 09h 30min

JOSÉ ROBERTO GONÇALVES
jrgsinop@hotmail.com
A primeira fase do Campeonato Mato-grossense foi encerrada no domingo com as cinco partidas da última rodada sendo disputadas simultaneamente. Com sete equipes já classificadas – apenas jogando para definir seu posicionamento – e uma já rebaixada, coube ao confronto direto entre Luverdense e Mixto a definição de quem se classificaria e quem cairia.
Ao golear o Dom Bosco por 5 a 1, o Cuiabá encerrou a fase de classificação com 21 pontos, na liderança, e ainda invicto. A equipe tem o melhor ataque (21 gols) e o artilheiro do campeonato (Maxwell, com 9 tentos). Com nove títulos e dois tricampeonatos em sua história, o Dourado busca em 2020 um inédito tetra. Vale destacar que a equipe foi campeã em 2018 e 2019 de forma invicta, e até agora não perdeu um jogo sequer neste certame.
Quem fez uma ótima campanha também foi o Operário, que surpreendeu o Sinop na última rodada e venceu por 1 a 0 em pleno Gigante do Norte, tirando os 100% de aproveitamento que o Galo tinha em seu estádio.
Assim como o Cuiabá, o União Rondonópolis também se manteve invicto, mas acabou na terceira posição após empatar sem gols com o Nova Mutum, jogando em casa. O Poconé subiu de posição após golear o já rebaixado Araguaia por 3 a 0 e ver seu rival direto Dom Bosco sendo atropelado pelo Dourado.
Agora, o jogo que mais chamava a atenção era entre os campeões Luverdense e Mixto. Um dos dois se classificaria às quartas de final, enquanto o outro seria rebaixado, não havia meio termo. Valendo-se do fator casa, o Verdão do Norte não tomou conhecimento da fragilidade do Tigre e fez 3 a 0, com gols de Isac, Gustavinho e Kauê. Dessa forma, o LEC encara o Cuiabá na próxima fase, enquanto o Mixto volta a disputar a Segunda Divisão após 11 anos – em 2009, a equipe foi rebaixada também.
Apesar de ter o ataque mais positivo, o Cuiabá não tem a melhor defesa, pois sofreu um gol a mais que o Operário-VG (5 contra 4). Em compensação, foi o que mais venceu: 6 partidas.
Na parte negativa dos números, o Araguaia foi o saco de pancadas da competição, tento menos pontos (3), o menor número de vitórias (uma), o pior ataque (4 gols) e a pior defesa (21). Foi também a única equipe que não empatou, ao contrário do União Rondonópolis, que empatou 5 de suas 9 partidas na primeira fase.
BOX:
NÚMEROS DA PRIMEIRA FASE DO
CAMPEONATO MATO-GROSSENSE:
Total de gols: 122 gols
Média por partida: 2,71 gols/jogo
Melhor ataque: Cuiabá (21 gols)
Melhor defesa: Operário (4 gols sofridos)
Pior ataque: Araguaia (4 gols)
Pior defesa: Araguaia (21 gols sofridos)
Maior número de vitórias: Cuiabá (6 partidas)
Menor número de vitórias: Araguaia (1 partida)
Maior número de derrotas: Araguaia (8 partidas)
Menor número de derrotas: Cuiabá e União (invictos)
Maior número de empates: União (5 partidas)
Menor número de empates: Araguaia (nenhuma partida)
Artilheiro: Maxwell, do Cuiabá (9 gols)
Veja Mais
Lucas do Rio Verde assume alvará sanitário de alto risco
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 12h 40min
Prefeitura inicia obra da sede da Guarda Civil de Sinop
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 11h 44min
Idosos e PCDs participam do Banho Assistido na Praia do Cortado em Sinop
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 11h 39min