Noticias
Primeira parcela do 13º deve ser paga até esta quinta
30 de Novembro de 2023 as 10h 21min
Segundo o Dieese, salário extra injetará R$ 291 bilhões na economia – Foto: Divulgação
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela paga até esta quinta (30). A partir de 1º de dezembro, o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 291 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.057.
Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 25 de maio e 8 de junho. A segunda foi depositada de 26 de junho a 7 de julho.
Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.
Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Vaz diz que busca solução para melhorar tráfego na BR até construção do contorno
Publicado em 22 de Junho de 2026 ás 04h 44min
Milho ganha força com demanda aquecida e exportações
Publicado em 21 de Junho de 2026 ás 12h 46min
Regulamentação do SAF deve acelerar transição sustentável na aviação
Publicado em 21 de Junho de 2026 ás 10h 50min
