Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 15 de Outubro de 2025

Noticias

Primeira ponte da Ferrovia Estadual de MT é entregue

04 de Junho de 2025 as 07h 35min

Ferrovia possui 743 km de trilhos e se divide em dois ramais – Foto: Divulgação

A primeira ponte do pacote de obras da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso foi entregue nesta semana. A Ponte Ferroviária sobre o Rio Vermelho possui 460 metros e 12 vãos, o que a torna a maior estrutura do tipo do modal no estado.

A entrega foi realizada pelo Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo Logística. No total, o projeto da primeira ferrovia estadual prevê a construção de 22 pontes, 21 viadutos, cinco passagens inferiores e dois túneis.

A largada para a expansão dos trilhos da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso, a primeira do Brasil, foi dada no dia 7 de novembro de 2022, em Rondonópolis. A ferrovia possui 743 km de trilhos, que se dividem em dois ramais. Um ramal interliga de Rondonópolis a Cuiabá e o outro Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Conforme projeto, o modal passará por 16 municípios do estado, fazendo conexão com a malha ferroviária nacional e o Porto de Santos, em São Paulo.

“Mato Grosso tem o maior potencial de crescimento na produção de alimentos nas próximas décadas, respeitando rigorosamente a legislação ambiental brasileira, que é a mais rígida em termos de preservação no mundo. Produzindo cada vez mais, nós temos que ter logística para tirar esses produtos do Estado, levá-los a diversas regiões do Brasil, mas principalmente aos portos brasileiros e ganhar o mundo”, destacou o governador Mauro Mendes.

Durante a entrega da ponte em Rondonópolis, o governador ressaltou ainda a importância de Mato Grosso na contribuição da produção de alimentos no mundo e frisou que “para isso, logística é fundamental”.

A primeira etapa do modal, que liga Rondonópolis a Dom Aquino, com 162 quilômetros de trilhos, está prevista para entrar em funcionamento em 2026. Segundo a Rumo, um terminal deve ser instalado em Dom Aquino para atender os produtores da região.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Protetores bacterianos são essenciais para o sucesso da inoculação na soja

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 07h 43min


Milho e sorgo: exportações crescem 12% e atingem 40% do total embarcado em 2024

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 06h 42min


Cidinho garante BR-163 duplicada de Sinop a Rosário até o final de 2026

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 05h 42min


Jornal Online

Edição nº1654- 15/10/2025