Noticias
Primeira turma recebe certificação internacional em atendimento a traumas
29 de Maio de 2026 as 08h 17min
Capacitação é voltada ao controle de hemorragias graves – Foto: Divulgação
Acadêmicos da primeira turma do curso de Medicina da FACISO receberam certificação internacional em atendimento a traumas após participarem do treinamento “Stop the Bleed”, protocolo desenvolvido pelo Colégio Americano de Cirurgiões (American College of Surgeons), referência mundial na área.
A capacitação é voltada ao controle de hemorragias graves, consideradas uma das principais causas de morte evitável em vítimas de trauma. Durante o treinamento, os estudantes aprenderam técnicas utilizadas em atendimentos pré-hospitalares, com foco em respostas rápidas em situações de emergência.
Entre os procedimentos trabalhados estiveram o uso de curativos compressivos, empacotamento de feridas e aplicação de torniquete para contenção de sangramentos graves. As atividades ocorreram em ambiente de simulação prática, aproximando os acadêmicos de cenários reais enfrentados na rotina médica.
Segundo o médico e diretor geral da instituição, Dr. Bernardo Levindo Coelho, a proposta é proporcionar aos alunos contato com protocolos internacionais ainda durante a graduação e, sempre que aplicável, o mais precoce possível.
“Os nossos alunos estão tendo acesso a uma certificação reconhecida internacionalmente, baseada em prática e simulação, utilizando técnicas fundamentais no atendimento ao trauma”, afirmou.
De acordo com a instituição, a iniciativa faz parte da metodologia adotada no curso de Medicina da FACISO, que prioriza atividades práticas e experiências alinhadas aos protocolos utilizados mundialmente na formação médica.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Chegadas, saídas e amistoso na Europa: os planos dos Santos para a pausa da Copa do Mundo
Publicado em 29 de Maio de 2026 ás 10h 14min
MT continua entre os estados que mais desmatam no país
Publicado em 29 de Maio de 2026 ás 09h 17min
CDL Sinop promove palestra que destaca potencial de industrialização da região
Publicado em 29 de Maio de 2026 ás 07h 16min
