Noticias
Primeiro debate coloca Pivetta, WF e Natasha frente a frente
20 de Agosto de 2026 as 05h 48min
Debate expôs diferenças entre candidatos na corrida ao Paiaguás - Foto: Divulgação
O primeiro debate entre os candidatos ao Governo de Mato Grosso reuniu ataques, cobranças e propostas em um confronto de cerca de uma hora e meia. Organizado pelo portal Primeira Página e pela Centro América FM, o encontro colocou Otaviano Pivetta, Wellington Fagundes e Natasha Slhessarenko frente a frente. Infraestrutura, saúde, segurança e políticas sociais estiveram entre os principais temas.
A discussão sobre infraestrutura começou com questionamentos de Natasha a Pivetta sobre o custo e a qualidade das rodovias estaduais. A candidata citou trechos que apresentaram problemas pouco depois da conclusão. O governador defendeu os resultados da gestão, afirmou que cerca de 7 mil km de novas rodovias foram construídos e reconheceu a existência de falhas pontuais.
O embate entre Pivetta e Wellington elevou a temperatura do debate. O governador questionou a atuação do senador no Dnit e associou sua trajetória a administrações anteriores. Também mencionou uma delação relacionada ao governo Silval Barbosa. Wellington rejeitou as acusações, defendeu sua atuação parlamentar e afirmou ter trabalhado com diferentes governos em defesa dos interesses de Mato Grosso.
Na disputa sobre infraestrutura federal, Wellington citou recursos destinados ao Estado e sua participação nas articulações para a duplicação da BR-163. O senador utilizou a própria trajetória política para rebater as críticas e apresentar resultados de sua atuação em Brasília. Pivetta, por sua vez, manteve o foco na defesa das ações realizadas pela administração estadual.
A violência contra a mulher também ganhou espaço no encontro. Wellington questionou Natasha sobre medidas destinadas aos homens agressores. A candidata classificou a violência como inadmissível e defendeu uma Secretaria da Mulher com orçamento próprio, além de casas de acolhimento e ações preventivas desde a infância.
Wellington também apresentou propostas para a área, como uma estrutura específica para políticas destinadas às mulheres, delegacias especializadas em funcionamento 24 horas e salas lilás. O senador acrescentou medidas voltadas à autonomia financeira das vítimas. O tema colocou os três candidatos diante de propostas distintas para prevenção e atendimento.
Na saúde, Natasha criticou as filas para consultas e exames especializados e defendeu a descentralização do atendimento. Entre as propostas estão a ampliação do número de médicos no interior, concursos públicos e expansão da telessaúde. Pivetta rebateu com referências a hospitais, centros de diagnóstico, repasses aos municípios e ao programa Fila Zero.
Segundo o governador, o programa já permitiu a realização de cerca de 300 mil procedimentos. A saúde mental produziu outro confronto. Pivetta defendeu o aumento dos repasses aos municípios e relatou ter enfrentado depressão. Wellington citou sua atuação parlamentar na área psicossocial e cobrou a ampliação dos serviços no interior.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Comissão técnica inicia análise dos cadastros para as 50 unidades habitacionais do Verdes Campos
Publicado em 11 de Outubro de 2026 ás 14h 55min
Balança comercial tem superávit de US$ 7,74 bilhões em setembro
Publicado em 11 de Outubro de 2026 ás 12h 39min
Resistência interna ameaça comando de Ananias no PL de MT
Publicado em 11 de Outubro de 2026 ás 10h 46min
