Noticias
PRIORIDADE: Fávero vai a Jaciara debater implantação da escola militar
Parlamentar é autor da Lei nº 10.920/2019, que facilita a implantação e construção de escolas cívico/militar nos municípios mato-grossenses
10 de Setembro de 2019 as 15h 35min

Assessoria
O deputado estadual Silvio Fávero e a secretária de estado de Educação, professora Marioneide Angélica Kliemaschewsk participaram de uma audiência pública, na Câmara de Jaciara, nessa segunda-feira (09), para debater a implantação da escola na modalidade cívico/militar na cidade. Ambos foram recebidos pelo prefeito Abdo Mohammad, por vereadores, pela promotora de Justiça Cássia Hondo e a população que manifestou apoio à nova modalidade de ensino.
Fávero, autor da Lei nº 10.920/2019 que facilita a implantação e construção de escolas cívico/militar nos município, explicou que os colégios serão implementados em uma ação conjunta das secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Segurança Pública (Sesp). E assim, criar mecanismos que favoreçam educação de qualidade, policiamento comunitário, e o enfrentamento da violência no ambiente escolar visando à promoção da cultura de paz e o pleno exercício de cidadania.
O objetivo, segundo o deputado, é que os 141 municípios de Mato Grosso tenham pelo menos uma unidade de ensino cívico/militar. Atualmente, o Estado conta com a apenas oito escolas militares, sendo sete comandadas pela Polícia Militar em Cuiabá, Confresa, Juara, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Rondonópolis, e uma pelo Corpo de Bombeiro Militar, em Alta Floresta.
De acordo com a secretária, o modelo de gestão e de ensino é o respalda as unidades cívico/militares. “O grande argumento que respalda a escola militar é a qualidade dos resultados que ela tem trazido à sociedade. A educação é direito de todos, dever do Estado e da família”, salientou ao informar que as unidades a serem implementadas em Mato Grosso serão administradas em parceria com a Polícia Militar.
Com a implantação da escola em Jaciara sobe para nove, o número de colégios nessa modalidade. No município, a previsão é que a unidade atenda, de forma regionalizada, cerca de 700 alunos. As obras, já avançadas em mais de 90% da sua execução, deverá ser concluída e entregue ainda no primeiro semestre de 2020.
Otimista, Silvio Fávero acredita que em fevereiro do ano que vem, a unidade esteja apta para oferecer atendimento à comunidade. “Queremos garantir excelência no ensino, transmitir valores morais, disciplina, amizade, patriotismo, o respeito à família, à pátria e o incentivo ao esporte. Respeito ao professor, inclusive, que tem sido alvo de violência, constantemente, nas salas de aula”, observou Fávero.
BARRA DO GARÇAS – No dia 26 de setembro, o deputado Silvio Fávero participará de outra Audiência Pública, desta vez na Câmara Municipal de Barra do Garças, para tratar da retomada das obras do Projeto Escolar Militar – Tiradentes, na antiga instalação da Escola Dom Bosco.
Veja Mais
Termoregulador fortalece canavial durante período de estresse hídrico
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 16h 41min
Moscas bebem álcool para ficarem mais atraentes?
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 15h 40min
Dorner acompanha estandes de empresas locais na Norte Show
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 14h 39min