Noticias
Procon alerta sobre a ilegalidade de empréstimos com cartão de crédito
05 de Abril de 2025 as 05h 51min
Prática ilegal, abusiva e pode causar o superendividamento – Foto: Divulgação
Você já deve ter visto essa faixa nas rotatórias e canteiros de cidades como Sinop e Sorriso. Empréstimo e pagamento no cartão. Significa dinheiro fácil, oportunidade, rápido e sem burocracia. Uma boa, né? Não. Não é não.
O assessor jurídico do Procon Sorriso, Daniel Wurzius, alerta que a prática é ilegal, e ainda pode aumentar o endividamento da pessoa, dado que os juros costumam ser altíssimos.
“O Procon tem recebido denúncias desta prática e precisamos esclarecer que esta modalidade é ilegal e abusiva, sendo considerada uma fraude ao sistema financeiro, à medida que simula uma venda que não ocorreu, liberando o crédito de forma indevida”, detalha, complementando que as operadoras dos cartões muitas vezes nem sabem desta modalidade de operação.
“Orientamos aos consumidores que, se precisarem de créditos, que busquem instituições específicas para esta finalidade, e só façam operações financeiras desta natureza se puderem arcar com o pagamento, evitando o superendividamento, que pode comprometer o orçamento familiar”, orienta o advogado.
Ah, e quem viu a faixa que estava afixada no canteiro central, ofertando esta modalidade de empréstimo? Pois é. Da mesma forma que o empréstimo nesta modalidade é irregular, instalar faixas assim é igualmente ilegal.
O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) já efetuou a notificação e a multa para este tipo de obstrução de canteiros, bem como do passeio público é de 30VRFs, o que corresponde a R$ 3.333,33. Caso a população precise acionar o Procon, está disponível o contato de WhatsApp é o 99715-9078. Já para fazer denúncias junto ao NIF, é só entrar em contato pelo 66 9927-2611.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Milho: preço sobe na maioria das regiões, mas mercado deve perder força até fim do ano
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 11h 06min
Os números que aproximam os técnicos de Flamengo e PSG
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 10h 05min
Adiar o planejamento sucessório ficará cada vez mais oneroso e burocrático
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 09h 05min
