Noticias
Procons-MT se reúnem para definir ações conjuntas
24 de Maio de 2024 as 10h 01min
![](files/fotos/mega_noticias/full/17544.jpg)
A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), promoveu, quarta e quinta-feira (22 e 23), mais uma edição da Reunião Técnica de Procons. A capacitação, realizada em Alta Floresta, contou com apoio do Procon Municipal, com o objetivo de promover a capacitação e definir ações conjuntas entre os órgãos.
Durante o evento, que reuniu representantes de Procons de todo o estado, foram discutidos assuntos relacionados ao direito do consumidor e à atuação dos Procons em Mato Grosso; precificação de produtos e serviços no varejo; lei estadual que obriga os estabelecimentos comerciais a informar sobre a substituição de queijo/requeijão/lácteos por produtos similares; energia elétrica; boas práticas no atendimento do Procon; adequação de supermercados, bares e restaurantes à legislação consumerista e legislação aplicada a espetáculos artísticos estão entre os temas tratados na Reunião Técnica.
A capacitação contou com servidores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que falaram sobre a estrutura e atribuições do órgão; evolução do setor e principais serviços de telecomunicações; reclamações na Anatel; qualidade dos serviços em Mato Grosso e previsão de melhorias, entre outros assuntos relacionados à área de telecomunicações.
A Reunião Técnica também teve a participação da deputada federal Gisela Simona - que é conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon-MT – e discutirá as novas legislações consumeristas.
A secretária adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz, salienta que a realização de Reuniões Técnicas é uma ação permanente do Procon Estadual, prevista em Termo de Cooperação firmado entre o Estado e as prefeituras.
“As capacitações têm como objetivo fortalecer o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor e promover a melhoria contínua dos serviços prestados ao cidadão. Durante o encontro também são discutidos os principais problemas que afetam os consumidores de Mato Grosso e definidas ações e procedimentos conjuntos para o Procon Estadual e os Procons Municipais”, explica Cristiane.
Adelina Amorim, coordenadora do Procon de Alta Floresta, considera que o evento é de grande importância para os Procons Municipais, por conta das pautas debatidas, soluções e alinhamentos apresentados para cada assunto discutido.
“Para o Procon de Alta Floresta é um grande privilégio e uma honra receber o Procon Estadual e colegas dos Procons Municipais. Quero agradecer a todos que nos auxiliaram a organizar esse evento. Ao final de cada capacitação, levamos para nossos municípios ideias e conhecimentos que nos ajudam nas demandas que o cidadão leva ao Procon. Assim, podemos oferecer um serviço de excelência e segurança aos consumidores que nos procuram para registrar suas mais diversas reclamações”, destaca.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Associado da Aprosoja compartilha desafios e superações na colheita em Vera
Publicado em 13 de Fevereiro de 2025 ás 13h 14min
Abate de bovinos volta a crescer em MT após 5 meses
Publicado em 13 de Fevereiro de 2025 ás 12h 13min
Fevereiro Roxo: mês da conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer
Publicado em 13 de Fevereiro de 2025 ás 11h 12min