Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 09 de Julho de 2025

Noticias

Procon Sorriso: reclamações sobem quase 19%

09 de Julho de 2025 as 15h 49min

Atendimentos no primeiro semestre de 2025 somam 1.843 casos - Foto: ASSESSORIA

O Procon de Sorriso registrou um aumento expressivo nas reclamações recebidas entre janeiro e junho deste ano. Foram 1.490 queixas no balcão de atendimento — crescimento de 18,9% em relação ao mesmo período de 2024, que havia somado 1.253.

Entre os principais alvos dos consumidores estão operadoras de cartão de crédito, empresas com contratos irregulares junto ao INSS, além da concessionária Águas de Sorriso e da Energisa, que ocupam o segundo e o terceiro lugar no ranking de queixas.

No campo das denúncias, que tratam de situações mais graves e podem ser feitas anonimamente, foram registrados 28 casos neste semestre, com a emissão de quatro autos de infração. Empresas de água e energia lideram esse grupo, seguidas por negócios do setor atacadista e comércio de peças automotivas.

O número de denúncias representa uma queda de 75,8% em relação às 116 registradas no primeiro semestre do ano passado. O órgão atribui a redução às ações educativas, como visitas orientativas e notificações preventivas enviadas a entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Essas iniciativas buscam esclarecer dúvidas sobre a legislação e prevenir infrações antes que medidas mais rígidas precisem ser tomadas. Entre os destaques do semestre está a parceria com a concessionária Águas de Sorriso, com 138 atendimentos realizados entre 30 de abril e 30 de junho. Desse total, 91% foram solucionados de forma imediata, sem necessidade de prolongar o trâmite.

Somando todas as frentes de atuação — balcão, telefone, WhatsApp, cartório e julgamentos administrativos —, o órgão chegou a 1.843 atendimentos no primeiro semestre. O balanço aponta para um cenário de maior procura por parte da população, mas também indica avanços em medidas preventivas e na resolução ágil dos conflitos de consumo.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Kuntz pede que Estado reforme totalmente Escola Pissinati

Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 17h 12min


Ponte do Juruena é maior do que as 5 pontes entre Cuiabá e VG juntas

Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 16h 49min


Produção de veículos cresce 7,8% no primeiro semestre

Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 14h 48min


Jornal Online

Edição nº1584 - 09/07/2025