Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 24 de Maio de 2025

Noticias

Procura pelos stablecoins cresce no país, diz Receita

30 de Outubro de 2023 as 07h 30min

Criptoativos costumam manter paridade com moedas oficiais – Foto: Divulgação

Levantamento da Receita Federal constata “crescimento significativo” no uso das chamadas stablecoins – criptoativos que, ao contrário de outras bitcoins [dinheiro eletrônico], costumam manter paridade com moedas ou cesta de moedas oficiais; ou com ativos, como, por exemplo, commodities.

Dessa forma, além de garantir mais estabilidade, as stablecoins ampliam as possibilidades de uso, servindo, inclusive, para pagamentos. Segundo a Receita, que faz esse levantamento mensalmente desde 2019, a stablecoin que obteve maior destaque foi a criptomoeda Tether.

“No período observado pelo Fisco foi negociada [a Tether] em patamar acumulado superior a R$ 271 bilhões, quase o dobro do volume do Bitcoin no mesmo período (mais de R$ 151 bilhões)”, informou a Receita.

As duas stablecoins mais negociadas no Brasil – USDT (Tether) e a USDC – têm paridade com o dólar norte-americano. Outra bastante utilizada no país é a BRZ, que tem a paridade com o Real.

“A partir da análise de dados públicos é possível observar uma mudança significativa no perfil das transações envolvendo criptomoedas nos últimos anos. A negociação de Bitcoin e outras criptomoedas foi superada em larga escala pela movimentação de stablecoins como o Tether”, diz o levantamento.

Essa mudança de comportamento chama atenção da Receita porque pode refletir significativamente no cenário tributário e regulatório das criptomoedas no país.

Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil

Veja Mais

Polícia Civil fecha posto clandestino que abastecia garimpo em Pontes e Lacerda

Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 13h 40min


Fiscalização em Sinop mira imóveis com prazos vencidos

Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 11h 39min


Cooperativismo do agro discute desafios, oportunidades e traça o futuro do setor

Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 09h 37min


Jornal Online

Edição nº1552 - 24/05/2025