Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 03 de Novembro de 2025

Noticias

Produção de algodão recua no MT, mas supera safra anterior

16 de Abril de 2025 as 13h 12min

Clima em abril será decisivo para consolidar estimativas - Foto: Divulgação

Mato Grosso cultivou 1,51 milhão de hectares de algodão na safra 2024/25, conforme dados do Imea divulgados após o fim da semeadura em fevereiro. A área representa recuo de 1,18% frente à previsão de março, mas ainda supera em 2,97% o volume registrado no ciclo anterior.

O instituto aponta que o atraso no plantio da soja comprometeu a janela ideal da cultura do algodão. "Essa redução foi reflexo, principalmente, do atraso da semeadura da soja e, consequentemente, da colheita", explicam os analistas.

A produtividade média prevista foi mantida em 284,26 arrobas por hectare, 2,56% inferior à safra passada. Como a cultura ainda está em fase inicial, o Imea optou por manter a média dos últimos anos como base.

As condições climáticas vêm sendo favoráveis até o momento, mas o instituto alerta que as chuvas de abril serão determinantes, principalmente para as lavouras semeadas mais tarde.

A produção de algodão em caroço foi estimada em 6,42 milhões de toneladas, enquanto a pluma deve atingir 2,67 milhões de toneladas. Ambos os indicadores apresentaram leve queda ante à previsão anterior, mas mostram alta frente à safra 2023/24.

Apesar das incertezas, o setor segue otimista com a demanda e o desempenho da safra. A liderança de Mato Grosso na produção nacional segue consolidada, com expectativa de retomada da produtividade em futuros ciclos caso o clima se mantenha estável e os custos sejam controlados.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Semana de Regularização do Simples Nacional acontece até o dia 7 em Sorriso

Publicado em 03 de Novembro de 2025 ás 14h 52min


Big Techs aumentam investimentos em IA mesmo com riscos de bolha

Publicado em 03 de Novembro de 2025 ás 12h 57min


Especialista destaca a imunização na prevenção das doenças respiratórias

Publicado em 03 de Novembro de 2025 ás 10h 56min


Jornal Online

Edição nº1667- 4/11/2025