Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 12 de Abril de 2026

Noticias

Produção industrial cresce 24% e fica em primeiro lugar no país

19 de Dezembro de 2022 as 18h 37min

Indústria mato-grossense cresceu 24,5% no acumulado do ano (janeiro a outubro) – Foto: Divulgação

Esta é a 10ª alta consecutiva, segundo o relatório elaborado pelo Observatório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Industrial Mensal Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional.

O resultado coloca o Estado acima de todas as demais unidades da Federação e da média nacional, que apresentou recuo de 0,8%.

Também na comparação do acumulado janeiro-outubro de 2022 com 2021 da produção de setores, destaque para fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (álcool etílico e biodiesel), com 35% de alta, produtos alimentícios com 29,7% e fabricação de bebidas com 15,6%.

A alta na variação acumulada anual reflete a recuperação industrial frente ao baixo volume de produção verificado no ano passado.

No entanto, a retração observada na comparação com o mês diretamente anterior pode também refletir a sensibilidade e dependência da produção industrial quanto disponibilidade de matéria-prima atrelada à produção dos ciclos da agropecuária.

Já na comparação de outubro de 2022 com outubro de 2021, Mato Grosso obteve o melhor resultado entre as demais unidades da Federação, destacando-se com 15,8%.

O presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, aponta que a alta foi puxada, principalmente, pela boa performance da indústria alimentícia (carnes de bovinos congeladas, frescas ou refrigeradas, óleo de soja em bruto e tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração do óleo de soja), coque e também da indústria de biocombustíveis (álcool etílico), que são importantes setores da plataforma agroindustrial do estado.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Líderes do Jardim Carolina, Topázio e Rota do Sol dialogam com Alei em Sorriso

Publicado em 12 de Abril de 2026 ás 12h 48min


Sorriso aposta no turismo agro sustentável na FIT Pantanal 2026

Publicado em 12 de Abril de 2026 ás 12h 45min


Receita recebe mais de 10 milhões de declarações do IR

Publicado em 12 de Abril de 2026 ás 10h 50min


Jornal Online

Edição nº1776 - 11a13/04/2026