Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 18 de Setembro de 2025

Noticias

Produtores rurais têm prejuízos de quase R$ 15 bi causados por queimadas

04 de Outubro de 2024 as 10h 12min

Produtores rurais e especialistas estão sendo convocados para debater a proposta em Cuiabá – Foto: Divulgação

Membro titular da Comissão de Agricultura, o senador Jayme Campos (União-MT) afirmou que o Senado tem total condições de oferecer saídas para proteger os produtores rurais brasileiros dos prejuízos causados pela crise climática.

Entre essas medidas, ele citou, em entrevista à Rádio Senado, a aprovação imediata do projeto de lei 2951/24, da qual é relator na Comissão de Constituição e Justiça, que trata da melhoria dos marcos legais do Seguro Rural.

Produtores rurais e especialistas estão sendo convocados para debater a proposta, em Cuiabá, no próximo dia 14. A medida visa tornar o instrumento mais amplo e acessível. Hoje, apenas 20% da produção nacional está assegurada contra perdas associadas ao clima, enquanto nos Estados Unidos esse índice chega a 80%. Esse baixo índice inibe maiores investimentos na produção.

“Antes de mais nada, é bom que se diga que a crise climática não afeta apenas a agropecuária brasileira, mas ela é nociva para toda a sociedade. Todas as cadeias de produção perdem com os efeitos dessa severa seca que estamos vivendo. O risco vai para além dos prejuízos financeiros já contabilizados”, frisou o senador.

Dados levantados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, indicam que os prejuízos causados com as queimadas registradas de junho a agosto somam R$ 14,7 bilhões. Tais fenômenos se alastraram com uma das piores estiagem da história. O levantamento se refere à produção de cana-de-açúcar e bovinos de corte, além da qualidade de solo.

Jayme Campos afirmou que a situação no campo é dramática. Ele ressaltou que a seca e o fogo destruíram pastagens e que algumas culturas correm o risco de não serem plantadas nesse período, em razão da falta de chuvas. “Nós que atuamos no campo sentimos duramente essa situação, com muita tristeza e preocupação”, disse, ao destacar os números de queimadas este ano, que atingiu o patamar superior a 210 mil focos de incêndio.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Ranking da Fifa: Espanha assume topo e Brasil perde uma posição; veja lista

Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 12h 15min


Mato Grosso apresenta leve queda nos casos de suicídio em 2024

Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 11h 45min


Vereadores aprovam quase 40 homenagens que serão entregues em Sessão Solene

Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 10h 44min


Jornal Online

Edição nº1635 - 18/09/2025