Noticias
Professores bloqueiam entrada da Seduc buscando solução
Há 40 dias parados profissionais da educação e Governo travam batalha
05 de Julho de 2019 as 00h 00min
DA REPORTAGEM
Profissionais da educação, em greve há 40 dias, fecharam na manhã de quinta-feira (4) a entrada da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), no Centro Político Administrativo. Eles bloqueiam as atividades no prédio, impedindo a entrada de servidores no local.
Esse é mais um ato da mobilização, com objetivo de fazer com que o governo avance no processo de negociação com a categoria.
Os professores e demais servidores da Educação reivindicam o cumprimento da Lei 510/2013, que prevê aumentos de salário até 2023. Para este ano, está previsto o incremento de 7,69% nos salários deles.
Desde o início da greve, o Governo alega que não tem condições de pagar o reajuste, além de haver o impedimento legal, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O Executivo aponta que já aplica 58% da receita em salário, enquanto o limite máximo é de 49%.
Na última segunda-feira, os professores rejeitaram a proposta do Governo, de só pagar o reajuste quando atingir o limite de 49%. Desde então, eles têm realizado atos para chamar a atenção do Governo e da sociedade.
Ontem, um grupo de professores esteve nos semáforos na região central de Cuiabá pedindo dinheiro. O motivo é que o Governo cortou o ponto dos grevistas, fazendo com que eles não recebam salários em junho.
PIVETTA
EM CENA
Mesmo estando de fora do processo negociação, até então, o vice-governador Pivetta se mostrou preocupado com o impasse e se comprometeu a buscar diálogo com o governador e equipe, para a construção de resposta para a categoria. Os pontos da pauta apresentados reafirmaram que a suspensão da greve exige proposta e para isso o governo tem a necessidade de apresentar avanços quanto a três pontos: integralização do 7,69% da lei da dobra do poder de compras até a próxima data base; compromisso do respeito aos percentuais que vencerão durante a gestão do governador Mauro Mendes da LC 510/2013; e, suspensão imediata do corte de pontos e a restituição dos valores descontados em razão da greve.
“Apresentando uma proposta ela será debatida com a categoria e deliberada em Assembleia Geral. Se chegar o documento até sexta-feira (05), realizaremos a assembleia, caso contrário continuaremos mobilizados”, conclui o presidente Valdeir Pereira.
Veja Mais
MDB de Mato Grosso sinaliza apoio a Flávio Bolsonaro
Publicado em 22 de Fevereiro de 2026 ás 04h 40min
Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min
Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min
