Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 02 de Julho de 2025

Noticias

Programa Nacional de Conversão de Pastagens é apresentado em Fórum em Cuiabá

12 de Setembro de 2024 as 17h 48min

Fórum Internacional da Agropecuária, realizado em Cuiabá – Foto: Divulgação

Nesta semana, o assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária, e presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Carlos Augustin, o Teti, participou do Fórum Internacional da Agropecuária (FIAP), realizado em Cuiabá.

Na oportunidade, ela apresentou aos participantes do fórum, o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistema Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD).

Em sua participação dentro do painel Estratégias do Brasil para a Construção do Futuro, Carlos Augustin, abordou em sua palestra “O desafio de recuperar pastagens degradadas”, onde detalhou o programa de conversão de pastagens.

“Um estudo que teve a liderança da Embrapa, chegou à conclusão de que dos 160 milhões de pastagens degradadas, 40 milhões de hectares tem um aproveitamento fácil, uma transformação sem muito custo econômico, por isso, a nossa ambição em chegar neste patamar de 40 milhões de hectares. O principal quesito deste programa, é que no prazo de 10 anos que esta área objeto do financiamento para a conversão não poderá ter aumento de emissão de carbono e isso que vamos fazer”, destacou.

O assessor especial do Mapa destacou que o programa poderá atingir todos os níveis de propriedades. “O interessante da conversão de pastagens é que inicialmente nós achávamos que ficaríamos somente nos grandes produtores, mas isso se mostrou uma realidade diferente, com 20% de grandes produtores, 45% de médios e 35% de pequenos distribuídos em todo Brasil.

O Banco do Brasil tem um bilhão de reais de requerimento para esse programa e já pronto para ser aplicado, e uma coisa é certa nós não vamos fazer o financiamento apenas para aumentar a produção, a produção terá que cumprir os requisitos de sustentabilidade, certificação, carbono baixo para que a gente chegue com este produto no mundo com bastante competitividade”, concluiu.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Férias de julho impulsionam procura por pet sitter em Sinop

Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 06h 39min


Protótipo avalia qualidade e maciez da carne bovina em tempo real com uso de IA

Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 05h 35min


Justiça nega pedidos e mantém ação contra Alei, vice e agricultor

Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 04h 38min


Jornal Online

Edição nº1579 - 02/07/2025