Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

PROJETO DE LEI : Neri quer tornar lei uso de cães farejadores para produtos proibidos

Projeto está em tramitação na Comissão de Agricultura

21 de Dezembro de 2019 as 06h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

Só Notícias

 

O coordenador da bancada de Mato Grosso, Neri Geller (PP), apresentou, na Câmara dos Deputados, projeto de lei para tornar obrigatoriedade o uso de cães farejadores pelo ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nas operações de fiscalização para impedir o ingresso de produto de uso proibido, restrito, controlado ou que ofereça risco sanitário. O projeto está em tramitação na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e pode ser votado em plenário no primeiro semestre do ano que vem.

A proposta visa aumentar a eficácia da fiscalização federal agropecuária, sendo que os cães de detecção, já utilizados em países como Chile, Nova Zelândia, Austrália, China, México, Canadá e EUA, são ferramentas poderosas e versáteis no controle e monitoramento de fronteiras, permitindo que a fiscalização se realize em um tempo 95% menor que o dispensado com a utilização de outros métodos.

“Hoje o ministério utiliza os cães a partir de uma instrução normativa (IN 74). A ideia do projeto é tornar a iniciativa lei federal, de forma a intensificar e fomentar o uso dos cães no combate à entrada de produtos ou substâncias de interesse agropecuário cujo ingresso é proibido ou restrito, aumentando a segurança da população brasileira”, ressalta Geller, que foi ministro da Agricultura.

Veja Mais

Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Grupo Piccin aposta na inovação para otimizar eficiência

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 12h 03min


Quem pode fazer cirurgia refrativa?

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 10h 58min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024