Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 17 de Novembro de 2025

Noticias

Projeto de leitura conecta alunos de escola municipal a ilustradora

13 de Outubro de 2025 as 14h 48min

Joana Panna vive nos Estados Unidos – Foto: Divulgação

Um projeto de leitura desenvolvido na Escola Municipal Ana Cristina de Sena, no Jardim Novo Estado, transformou a rotina dos alunos do 3º ano B ao conectar as crianças à ilustradora brasileira Joana Penna, que vive na Califórnia (EUA) e é responsável pelas imagens da coleção infantil “O Diário de Pilar”, da escritora Flávia Lins e Silva.

Idealizado pela pedagoga Paula Froes, o projeto busca incentivar o hábito da leitura por meio de obras que despertem o interesse das crianças. Após escolher o livro, Paula entrou em contato com a ilustradora pelas redes sociais, contou sobre a iniciativa e recebeu de volta uma mensagem entusiasmada. O que começou com a ideia de um vídeo de incentivo acabou se transformando em uma conversa ao vivo entre Joana e os alunos, que apresentaram suas releituras das capas dos livros.

Segundo a professora, o objetivo era mostrar aos alunos que escritores e ilustradores são pessoas reais e acessíveis. “Eles têm a visão de que esses profissionais estão muito distantes da realidade deles, e esse contato aproximou esse universo”, explicou.

A transmissão aconteceu de forma surpresa, encantando os estudantes, que puderam conhecer o processo de criação das ilustrações e entender melhor como nasce um livro. “Foi um momento mágico. Eles ficaram maravilhados com cada explicação sobre como surgem as ideias e como se cria uma história visualmente”, contou Paula.

A professora agradeceu o apoio da equipe escolar e da Secretaria de Educação, que possibilitaram a realização do encontro, destacando que a experiência foi um marco na vida dos alunos e despertou um novo olhar sobre o poder da leitura e da arte.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sorriso inicia implantação de seu Parque Tecnológico

Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 07h 03min


Turismo rural abre novas perspectivas às queijarias

Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 05h 03min


5 anos de Pix: o sistema instantâneo que revolucionou os pagamentos digitais no Brasil

Publicado em 16 de Novembro de 2025 ás 16h 19min


Jornal Online

Edição nº1676 - 15a17/11/2025