Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 12 de Março de 2026

Noticias

Projeto de Lei visa regulamentar herbicida usado em lavoura de soja

18 de Novembro de 2022 as 09h 23min

PL prevê a regulamentação e o controle de herbicidas – Foto: Divulgação

O Projeto de Lei 2569/22 prevê a regulamentação e o controle de herbicidas cujo princípio ativo é o ácido diclorofenoxiacético ou 2,4-D. Hoje empregados na soja, esses produtos desfolhantes surgiram na Segunda Guerra e também foram usados no Vietnã. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

“O 2,4-D tem prejudicado severamente a vitivinicultura, pois a vaporização intensa desses produtos facilita o carregamento pelo vento para outras áreas, afetando culturas sensíveis situadas muitas vezes a quilômetros de distância”, argumentou o autor da proposta, deputado Bibo Nunes (PL-RS).

“Em 2019, a deriva desses herbicidas causou graves perdas em plantações de maçã, uva, oliva, noz-pecã, erva-mate, tomate e hortaliças em 16 municípios gaúchos”, continuou Nunes. O impacto desses herbicidas hormonais foi debatido em audiência pública realizada em julho último por três comissões da Câmara.

Pela proposta, órgãos de fiscalização deverão manter os dados dos responsáveis, para o controle do uso desses herbicidas hormonais. O texto prevê que o poder público deverá estimular o emprego de tecnologias alternativas e, no eventual descumprimento da regulamentação, o 2,4-D poderá ser proibido no Brasil.

O projeto tramita em caráter conclusivo e terá análise das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Dilmar deixa liderança do governo na AL após 7 anos de articulação política

Publicado em 12 de Março de 2026 ás 05h 38min


Medeiros lembra rixa com WF, mas segue Bolsonaro

Publicado em 12 de Março de 2026 ás 05h 32min


Flavinha Rodrigues anuncia obras e máquinas para Matupá

Publicado em 12 de Março de 2026 ás 04h 37min


Jornal Online

Edição nº1755 - 12/03/2026