Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 24 de Fevereiro de 2025

Noticias

Projeto de ponte para ligar GO a MT é aprovado pela ANTT

03 de Maio de 2024 as 07h 48min

Ponte deve atravessar o Rio Araguaia – Foto: Divulgação

O projeto executivo que visa construir uma ponte sobre o Rio Araguaia e que deve conectar o estado de Goiás ao Leste de Mato Grosso, na Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), foi aprovado na terça (30) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O documento foi aprovado por unanimidade durante a 981ª Reunião de Diretoria (Redir) da Superintendência de Transporte Ferroviário (Sufer).

Segundo a ANTT, o projeto é uma obrigação da Concessionária Vale S.A como parte de um acordo para estender o Contrato de Concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

O acordo, baseado em uma lei de 2017, exige que a empresa construa uma parte da ferrovia entre Mara Rosa/GO e Água Boa. Consta no contrato que a ferrovia deverá abranger, aproximadamente, 365 km, e atravessará 11 municípios.

A agência informou que, para o projeto ser aprovado, uma análise foi feita de acordo com as regras estabelecidas pela Resolução ANTT, com o objetivo de verificar se o projeto apresentado pela Vale estava correto, tanto em termos de formato quanto em mérito. De acordo com o Governo Federal, a ponte deve atravessar o Rio Araguaia, na divisa entre os estados nos municípios de Aruanã e Cocalinho.

A PONTE

O projeto é considerado um “marco expressivo” das obrigações de construção dessa seção da ferrovia, segundo a Agência de Transportes, já que a ponte é feita especialmente para trens, com cerca de 1,6 mil metros de comprimento.

Consta no documento de construção, que a ponte tem uma parte principal com uma estrutura que se estende em segmentos sucessivos, incluindo um vão central de 140 metros para permitir a passagem de barcos, e mais 40 segmentos ao redor desse centro.

A FICO

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é uma grande aposta para transportar cargas no Brasil, conectando as regiões produtivas do Centro-Oeste à Ferrovia Norte Sul e aos portos importantes de Santos e São Luís/MA. De acordo com a ANTT, a iniciativa vai promover integração nacional e desenvolver a economia do Brasil.

O Governo Federal disse que a obra para ligar a FICO à Ferrovia Norte-Sul, que já está em funcionamento em Mara Rosa, está progredindo bem e logo os trilhos poderão ser instalados, facilitando o transporte de materiais para continuar as obras de forma mais eficiente. Além disso, as obras de infraestrutura, entre os km 80 e 104, perto de Santa Terezinha de Goiás, estão em andamento.

Veja Mais

Irmãos Mattana vão ao pódio em competição no Mato Grosso do Sul

Publicado em 24 de Fevereiro de 2025 ás 18h 17min


Sorriso: Biblioteca Container reabre na Praça da Integração

Publicado em 24 de Fevereiro de 2025 ás 10h 42min


Crocodilo mais velho do mundo tem mais de 10 mil filhos e acaba de completar 124 anos

Publicado em 24 de Fevereiro de 2025 ás 08h 38min


Jornal Online

Edição nº1489 22/02/2025