Noticias
Projeto ensina a criar imagens luminosas com as próprias mãos
26 de Novembro de 2025 as 17h 08min
Oficinas de projeções analógicas contam com apoio da Secel – Foto: Divulgação
O projeto Vagalúmens chega a Mato Grosso para ensinar jovens alunos de escolas estaduais, educadores, artistas e ao público em geral a criar imagens luminosas com as próprias mãos. Com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) via emenda parlamentar, as oficinas de projeções analógicas serão oferecidas gratuitamente. As inscrições se encerram no dia 3 de dezembro.
As atividades serão realizadas no Ateliê Livre do Museu de Arte e Cultura Popular, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em dezembro. A proposta é ampliar repertórios visuais e despertar a potência criativa de cada pessoa por meio de luz, transparências e engenhosidades manuais, mostrando que inovação não depende apenas de equipamentos sofisticados, mas de olhar, gesto e experimentação.
O processo formativo é conduzido pelos artistas Mozart Santos e Rogério Mendes. Dois olhares distintos que se encontram no desejo de formar pessoas capazes de fazer a luz agir.
Recifense radicado em São Paulo, Mozart é artista visual transmídia e co-criador do Projetemos, conhecido por explorar projeções e vídeo mapping, misturando alta e baixa tecnologia, poesia urbana, memória e afetos.
Já Rogério, artista paulista residente em Cuiabá desde 2016, acumula mais de duas décadas de atuação em arte contemporânea, com pesquisas que atravessam grafite, muralismo, ilustração, stencil e lambe-lambe, sempre articulando cor, escala e presença na cidade.
Durante as oficinas, os participantes aprenderão a construir projetores manuais e a criar imagens luminosas utilizando lanternas, retroprojetores e transparências, vivenciando um processo artístico acessível, coletivo e profundamente inventivo. A metodologia integra arte, ciência e pedagogia ao estimular autonomia, imaginação e autoria. A realização do projeto Vagalúmens é do hub de arte e tecnologia Projeções Poéticas e da Associação Aqui é Mato de Cultura.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
AGCO utiliza IA como ferramenta para segurança dos colaboradores
Publicado em 26 de Novembro de 2025 ás 18h 08min
Audiência em Sinop debate nova etapa do plano habitacional
Publicado em 26 de Novembro de 2025 ás 16h 07min
Fávaro critica Lula por ampliar áreas indígenas
Publicado em 26 de Novembro de 2025 ás 14h 54min
