Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

Projeto patrocinado pelo Instituto TIM leva experimento de estudantes de Sorriso ao espaço

Trabalho científico de Mato Grosso será levado por astronautas à Estação Espacial Internacional

23 de Outubro de 2020 as 09h 16min

Um projeto patrocinado pelo Instituto TIM está patrocinando a participação de alunos brasileiros Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), que incentiva o estudo de ciências espaciais. O projeto se chama Garatéa-ISS e conta com a participação de alunos de todo o país dos ensinos médio e fundamental.

Na edição de 2020 o projeto vencedor foi de Mato Grosso, criado pelos alunos da escola Regina Coeli em Sorriso. Eles desenvolveram um teste para acompanhar a reação de um medicamento para intolerância à lactose no espaço. Agora o experimento deles será enviado para a Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 17 de novembro.

A montagem do projeto para envio à Nasa foi feita pelos estudantes vencedores ontem sexta (23), no Instituto Federal do Mato Grosso em Sorriso/MT).

O Brasil é o primeiro país fora da América do Norte a integrar o SSEP. Ao todo, 285 escolas já participaram do Garatéa-ISS, com 171 projetos. A iniciativa foi desenvolvida por uma parceria da Universidade de São Paulo e Fundação de Apoio à Física e à Química.

Os alunos autores do projeto vencedor são Larissa Paes, Karine Ascoli e Eduardo Vieira, que tiveram a supervisão da professora Michele Poleze.

A ideia do programa é mostrar aos alunos como os experimentos que criaram se desenvolvem em um ambiente de microgravidade — um meio muito usado para testes comerciais da indústria farmacêutica para pesquisa de medicamentos e testagem de materiais.

“Para o Brasil, a participação no projeto é de extrema importância não apenas pela valorização e divulgação da ciência, mas por uma questão de desenvolvimento econômico, social e industrial. A TIM tem grande orgulho de patrocinar, há dois anos, por meio do Instituto TIM, um programa que ajuda a realizar sonhos e projetar o futuro de jovens brasileiros”, explica Mario Girasole, presidente do Instituto TIM.

De acordo com Lucas Fonseca, engenheiro espacial na Nasa e responsável pelo projeto Garatéa, o programa é um enorme chamariz para atrair o interesse de crianças e jovens para a ciência: “O lançamento de projetos no espaço é uma experiência que inspira, conecta e muda vidas, já que os ganhadores ficam em contato direto com instituições como a Nasa, por exemplo”.

O programa engloba ainda uma vertente artística e os colégios também participam com desenhos que serão enviados à ISS junto com os astronautas. Neste ano, irão ao espaço trabalhos artísticos da Escola Maria Edith Rhoden (São Desidério, BA), da Escola Municipal de Educação Especial Olga Benário Prestes (Diadema, SP) e do St. Francis College (São Paulo, SP).

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024