Noticias
Projeto proporcionará construção de ninhos artificiais para araras em Juara
04 de Abril de 2025 as 16h 47min

A bióloga e chefe de educação ambiental da divisão de Meio Ambiente em Juara, Irene Baganha, confirmou que está em andamento a implantação do projeto “Juara das Araras”, voltado ao desenvolvimento de ninhos artificiais no perímetro urbano e que serão destinados à preservação de araras-canindé.
A meta é instalar estruturas de madeira que acondicionem as aves em troncos de árvores ou plantas lenhosas (grande porte) na avenida Arinos, lago Geraldão e parque de exposições da Acrivale. “Esse projeto já existe em Sinop”, “e a moradia das nossas araras”, “a gente resolveu fabricar os ninhos em parceria com a Cadeia Pública de Juara, pela marcenaria dos reeducandos”, detalhou Baganha.
A forte presença da espécie, dado ao período migratório, tem ocasionado danos no paisagismo urbano pela construção de “moradias naturais”. No entanto, a profissional destacou que as atividades estão sendo realizadas em tempo hábil, considerando que o período reprodutivo ocorre entre os meses de dezembro a maio. Além disso, serão plantadas árvores frutíferas para garantir alimento aos animais.
Fonte: DA REPORTAGEM - Só Notícias
Veja Mais
Treinamento aborda riscos à saúde e ao meio ambiente em Sorriso
Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 14h 40min
Sinop garante R$ 30 mi para nova Policlínica
Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 14h 26min
PSDB define Marcelo Maluf para disputa majoritária em 2026
Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 13h 41min