Noticias
Projeto revela a importância de educar para prevenir crescimento populacional de cães e gatos
04 de Abril de 2023 as 05h 45min

Sinop é uma cidade de crescimento econômico exponencial. Hoje, possui uma população de aproximadamente 200 mil pessoas, que pode ser contada através do Censo. Mas, e em relação à quantidade de animais?
Ainda é difícil – para não dizer quase impossível – quantificar cães e gatos, tanto em domicílio, quanto abandonados, em situação de rua.
Sem um centro de zoonoses, nem políticas públicas de redução da natalidade, a prevenção ainda é o melhor caminho.
Nesse contexto, o vereador Mário Sugizaki (PODEMOS) apresentou à Câmara de Sinop projeto que institui campanha de controle populacional de cães e gatos no município.
O Projeto de Lei nº 002/2023 foi aprovado em segunda e última votação no último dia 20 de março e aguarda sanção do prefeito para se tornar lei. A propositura encontra respaldo nas leis Federal (n° 13.426/2017) e Estadual (n° 10.740/2018).
O objetivo é findar com os animais errantes através de esterilização. “A castração dos animais em situação de rua e das pessoas de baixa renda, além de ser uma questão humanitária, ajuda a reduzir o abandono, que se torna um problema de ordem pública”, afirmou Mário.
E se o projeto vem em boa hora, ao mesmo tempo, também se fazem necessárias outras ações em conjunto. É o que explica a diretora do Hospital Veterinário (Hovet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop, Luanna Gomes.
“É preciso educar, levar informação a todos, desde crianças aos mais velhos. Claro, a castração reduz não só a procriação dos animais, como propicia melhor qualidade de vida a eles e aos tutores”, aponta Luanna.
“Esta [campanha de castração] é uma iniciativa muito importante, mas ela precisa vir acompanhada de outras ações, levando informação nas escolas, empresas e nos bairros. É um trabalho de longo prazo, que deve ser desenvolvido por iniciativas públicas e privadas”, completa.
Qual a importância dessas ações conjuntas? A conta é simples: clínicas veterinárias particulares cobram valores mais altos do que as famílias de baixa renda têm condições de cobrir. Logo, a tendência é que possibilidade de esterilização animal seja reduzida.
“Quando a família tem mais de um animal, há possibilidade de eles escaparem de casa, ou até mesmo viverem soltos. Uma ninhada de cães/gatos se torna uma despesa para aquelas pessoas, e o ciclo continua. Vai aumentando a população de animais e fica difícil de controlar”, apontou Luanna Gomes.
O HOVET
O Hospital Veterinário da UFMT Sinop realiza diversos serviços, desde castrações às cirurgias. É aberto à população, cujos atendimentos são oferecidos por valores menores aos praticados em clínicas veterinárias.
A equipe é composta por médicos veterinários, residentes, docentes e estudantes. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Fonte: JOSÉ ROBERTO GONÇALVES
Veja Mais
CDL Sinop estuda ampliar espaço para realização do Liquida em 2026
Publicado em 16 de Julho de 2025 ás 12h 15min
Pesquisa investiga fungo que causa doença em trabalhadores rurais
Publicado em 16 de Julho de 2025 ás 11h 15min
Cartórios liberam acesso a Central que reúne Escrituras e Procurações
Publicado em 16 de Julho de 2025 ás 10h 14min