Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 22 de Novembro de 2025

Noticias

Projeto trata da destinação correta de resíduos sólidos

06 de Julho de 2023 as 12h 00min

Implementação de aterros sanitários e outras soluções legalmente viáveis – Foto: Divulgação

Um dos grandes desafios que se apresentam, cotidianamente, é dar o encaminhamento correto aos resíduos orgânicos produzidos pela população.

Diante disso, o deputado estadual Valter Miotto (MDB), apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 1504/2023, que institui a Política Estadual de Estímulo à Destinação Correta dos Resíduos Sólidos dos Municípios.

Para o cumprimento da política estabelecida nesta lei, ficam vedadas quaisquer transferências voluntárias bem como aquelas previstas no artigo 166-A da Constituição Federal entre o Poder Executivo Estadual aos municípios que não implementarem os aterros sanitários, ou outras soluções legalmente viáveis, no prazo de dois anos após a publicação desta lei.

Estou apresentando esse PL para estimular a destinação correta dos resíduos sólidos nos municípios.

“Esse projeto também fala sobre resíduos sólidos. O que ocorre com resíduos sólidos com gestores públicos dos municípios, muitas vezes por falta de educação ambiental a sociedade não cobra dos seus gestores esse correto destinos e muitos aterros sanitários, quando os gestores mudam acaba virando lixão, aí todo trabalho feito pelo prefeito anterior vira aterro aberto. Eu estou apresentando essa redação para o cumprimento da política estabelecida nesta lei que fica vedada quaisquer transferências voluntárias e do poder executivos estadual aos municípios que não implementam aos aterros sanitários, ou outras soluções legalmente viáveis no prazo de dois anos após a publicação dessa lei”, frisou deputado Valter Miotto.

Primeiramente, é importante ressaltar que a destinação correta dos resíduos sólidos é um desafio enfrentado por muitos municípios.

A ausência de medidas efetivas para a gestão dos resíduos pode acarretar problemas ambientais, sociais e de saúde pública. O acúmulo inadequado de resíduos pode contaminar o solo, os corpos d'água e o ar, causando danos ao meio ambiente e à saúde da população.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mauro Mendes defende projeto federal para conter facções

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 06h 34min


Parque Florestal de Sinop retoma visitas com novo modelo

Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 12h 41min


Erro na mistura de insumos pode afetar inoculação e reduzir produtividade da soja

Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 10h 39min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025