Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 17 de Setembro de 2025

Noticias

Proposta prevê estacionamento, obras e reforço da iluminação da BR-163 em Sorriso

17 de Setembro de 2025 as 04h 51min

Pautas permearam a reunião – Foto: Divulgação

Estacionamentos com vagas a 45° nas perimetrais, o que traz benefícios diretos aos comerciantes da região, facilita o acesso e melhora a mobilidade na região; obras complementares nas vias marginas e reforço da iluminação pública em pontos críticos da travessia urbana da BR-163.

Estas pautas permearam a reunião entre o prefeito Alei Fernandes, o gerente de Relações Institucionais da Nova Rota do Oeste, Roberto Madureira, demais integrantes da Administração Municipal, como o secretário da Cidade, Jan Assad Lahham, o economista Ednilson Oliveira, e outros representantes da concessionária, como o diretor de Engenharia, Paulo Adriano Soares, e o advogado Jamilson Modesto.

Os emissários da Nova Rota apresentaram a concepção do projeto de instalação de estacionamentos com vagas a 45º nas perimetrais que margeiam a BR-163, trazendo assim mais conforto e segurança para comerciantes e clientes. “Esta é uma demanda antiga da Prefeitura de Sorriso e agora, com o aval recebido aqui, vamos levar este projeto à ANTT [a Associação Nacional de Transportes Terrestres ] para aprovação”, comentou Madureira.

O gerente também pontuou que a concessionária deve realizar obras complementares nas vias marginais, que não estavam no escopo do projeto original de duplicação e revitalização deste trecho da 163. Para tanto, a Nova Rota deve converter em serviços e obras os recursos que entrariam nos cofres públicos por meio de impostos, especificamente o Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza, o ISSQN.

A Lei 3.735, de autoria do Executivo, devidamente aprovada pela Câmara Municipal, sancionada em agosto pelo prefeito Alei Fernandes e publicada nesta terça-feira (12 de agosto), em diário oficial. Pela Lei, os empresários podem fomentar o Programa de Obras de Infraestrutura ou o Fila Zero da Saúde, dependendo da área de atuação.

A legislação deixa bem claro que no caso da compensação com imposto em obras, elas devem estar incluídas no Programa de Obras de Infraestrutura do Município, como abertura e pavimentação de vias, implantação de drenagem e saneamento básico, construção de calçadas, implantação de iluminação pública ou paisagismo urbano, reforma ou ampliação de prédios ou outros espaços públicos, por exemplo.

“Falando em iluminação pública, a concessionária também apresentou a proposta de um convênio com o Município para reforçar a iluminação pública em pontos críticos da travessia urbana da BR-163, tanto aqui na sede do Município quanto no Distrito de Primavera”, comentou o prefeito Alei Fernandes, destacando a importância da ação, que repercute diretamente em mais segurança para todos que trafegam neste importante corredor logístico do Brasil.

Lahham destaca que é constante o diálogo com a concessionária, sempre com foco em mobilidade, segurança e bem-estar não apenas para quem passa pela 163, mas especialmente quem trabalha nas proximidades e quem precisa, diariamente fazer a travessia da via.

“Nossa cidade segue em franca expansão nas duas margens da 163, a Oeste e a Leste, e sabemos que, ao permitir uma travessia segura e com fluidez no trânsito, estamos facilitando a vida de todos que precisam transpor a via diariamente”, complementou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Turismo impulsiona o desenvolvimento com +31% na arrecadação municipal

Publicado em 17 de Setembro de 2025 ás 06h 53min


Sorriso: Zona de Desenvolvimento atrai investidores e amplia o agro

Publicado em 17 de Setembro de 2025 ás 05h 52min


Comissão da AL inicia análise sobre concessão de energia

Publicado em 17 de Setembro de 2025 ás 03h 57min


Jornal Online

Edição nº1634 - 17/09/2025