Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 15 de Outubro de 2025

Noticias

Proteção essencial contra a meningite meningocócica

02 de Julho de 2025 as 14h 40min

Vacinação é a forma mais eficaz de prevenção – Foto: Divulgação

A meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, é uma infecção grave que pode evoluir rapidamente e deixar sequelas permanentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é fatal em até 50% dos casos não tratados e pode resultar em dano cerebral, perda auditiva ou outras incapacidades permanentes em 10% a 20% dos sobreviventes. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção.

A médica Sylvia Freire, infectologista pediátrica, explica que a doença  meningocócica preocupa pela capacidade de se disseminar e evoluir rapidamente. “A doença meningocócica é uma infecção bacteriana que pode causar meningite e/ou meningococcemia (infecção disseminada), potencialmente muito grave, podendo levar à necrose de extremidades e disfunção de órgãos, além de sequelas como surdez e déficits neurológicos permanentes”, destaca.

Os sintomas iniciais da meningite incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômitos, podendo haver confusão mental. “Quando ocorre a meningococcemia, manchas violáceas aparecem na pele, configurando gravidade e necessidade de tratamento imediato para evitar complicações sérias e até mesmo óbito”, afirma Dra. Sylvia.

A transmissão acontece por secreções respiratórias, inclusive de portadores assintomáticos, o que reforça a importância da vacinação. No Brasil, os sorotipos B, C, Y e W são os mais prevalentes. “O esquema vacinal deve começar aos três meses de idade com nova dose dois meses depois e reforços entre 12 e 15 meses, 5 anos e 11 anos. Também devem ser vacinados adolescentes e adultos que não receberam o imunizante na infância, além de viajantes para áreas de risco e pessoas com condições que aumentam a vulnerabilidade, como doenças imunossupressoras ou ausência do baço”, complementa a médica.

Além da unidade física, o Sabin oferece a compra da vacina pelo e-commerce, com agendamento, e o serviço Vacinas e Exames Móveis (VEM Sabin), que leva a imunização ao conforto do domicílio ou local de preferência do cliente.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Primeiro drone do estado para combater incêndios em edifícios

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 18h 29min


Lei do ex: Yuri Alberto volta à Vila Belmiro para encarar sua maior vítima

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 17h 46min


Treinamento aborda riscos à saúde e ao meio ambiente em Sorriso

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 14h 40min


Jornal Online

Edição nº1655- 16/10/2025