Noticias
Psicologia: a ciência que estuda a mente e o comportamento
24 de Janeiro de 2023 as 07h 00min

No Brasil, a Psicologia é um dos cursos mais procurados entre os jovens que buscam formação de nível superior. Segundo pesquisas divulgadas pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a busca por cursos da área da saúde cresceu nos últimos dois anos, e a Psicologia aparece em 4º lugar – crescimento de 8,4% em relação aos anos anteriores.
Sem contar que a área é apontada por especialistas como uma das especialidades do futuro devido às mudanças econômicas, sociais, tecnológicas, comportamentais e o impacto dessas mudanças na saúde mental.
Mas não basta apenas investir em um curso superior, seja ele qual for, deve-se focar na qualidade dos profissionais. O advento da pandemia, em 2020, e junto a ela a exigência de um modelo novo de ensino e aprendizagem (como aulas remotas, semipresenciais e híbridas), percebeu-se uma defasagem em todos os níveis de ensino – básico, fundamental e superior.
Dificuldades de aprendizagem e de ensino refletiram em evasão das salas de aula. O grande problema é que o contexto de ensino teve que se adaptar ao novo, e as instituições de ensino tiveram que buscar se modernizar, principalmente na estrutura e na tecnologia.
O CURSO
Agora, imagine uma instituição que nasceu nesse contexto pandêmico. uma instituição que foi criada e pensada desde o seu início em oferecer uma infraestrutura de qualidade, suporte tecnológico avançado e adequado e, o mais importante, proposto a um modelo de ensino e aprendizagem moderno e diferenciado. Pensou? Ela existe. Assim é a Faculdade de Tecnologia de Sinop (Fastech).
A abertura da primeira turma de Psicologia da Fastech se deu em 2022, e hoje o curso é dirigido pela professora Carlo Suligo. “O sucesso foi imediato, antes mesmo do início das aulas. O processo de implantação foi contemplado com a nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), a nota máxima que uma instituição de ensino superior pode receber do órgão”, conta.
O reconhecimento não é em vão. O curso possui alguns diferenciais em relação aos já existentes na região. A grade curricular inclui disciplinas únicas que fazem toda a diferença na atuação do profissional.
“Um exemplo de disciplina destaque é a ABA Aplicada ao Autismo. Atualmente, outras instituições de ensino trabalham com essa matéria, mas sem um aprofundamento teórico e prático da Análise do Comportamento. Esse conhecimento só é buscado posteriormente, na pós-graduação. O máximo que se encontra nas grades dos cursos é a disciplina de Análise Experimental do Comportamento, que não é suficiente. Precisamos de profissionais aplicadores capacitados em nossa região”, aponta Carla.
Além das disciplinas básicas e essenciais exigidas em um curso de Psicologia de qualidade, e das disciplinas complementares como a destacada pelo coordenador, existem outras disciplinas diferenciadas como: Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional, e Saúde Mental em Contextos Rurais. Segundo o coordenador, na implantação do curso, além de levar em consideração o que há de melhor nos cursos de Psicologia do Brasil, foi pensado também as demandas sociais e regionais de Sinop e região.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Cuiabá: morador filma baderna na madrugada e enquadrada da PM no Bosque da Saúde
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 07h 09min
Duplicação da BR-163 entre Sinop e Guarantã é cobrada como medida de urgência
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 05h 09min
Carreta desgovernada destrói 4 carros na BR-070 em Cáceres
Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 20h 18min