Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 14 de Outubro de 2025

Noticias

PTx Trimble: alta tecnologia para cada tipo de atividade agrícola

04 de Setembro de 2025 as 12h 02min

Monitores - semelhantes a um tablet - possuem grande capacidade de gerenciamento – Foto: Assessoria

Impulsionada pela busca do produtor por maior eficiência e sustentabilidade no campo, a agricultura de precisão vem ganhando, cada vez mais, adeptos desde que chegou ao Brasil, na década de 1990. De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e a otimização de recursos para produzir alimentos mais competitivos favorecem o desenvolvimento de novos métodos para gerir a propriedade agrícola.

A agricultura de precisão utiliza tecnologias como GPS, sensores, drones e softwares com o objetivo de otimizar as atividades, aumentar a produtividade, reduzir custos e impactos ambientais. Esse sistema de gestão agrícola, que monitora e responde às variações dentro de uma área de cultivo, permite que os agricultores apliquem insumos de forma mais precisa e eficiente, considerando as características específicas de cada área.

Parte importante dessa abordagem são os monitores, que atuam como elo entre o agricultor e a tecnologia no agro. Eles auxiliam na visualização e controle da produção e ajudam a mapear com precisão o que acontece no campo, em tempo real com apenas alguns cliques. Nesse sentido, a PTx Trimble, marca de agricultura de precisão do grupo AGCO, destaca os equipamentos robustos da família GFX, que podem ser utilizados também em tratores não cabinados, pois apresentam resistência à poeira e à água.

“Os monitores - semelhantes a um tablet - possuem grande capacidade de gerenciamento, possibilitando o acesso a todas as soluções da agricultura de precisão que podem ser instaladas no trator”, destaca Bruno Sartori, especialista de Marketing e Produto da PTx Trimble.

O especialista ressalta ainda dois tipos de monitores: os de entrada, mais simples e robustos, que podem apresentar uma barra de luz; e os premium, mais modernos e com maior capacidade de armazenamento e processamento. Ele lembra que as telas são sensíveis ao toque (touchscreen) e que funcionam da mesma forma que um celular ou tablet. “Os monitores da família GFX são flexíveis, ou seja, também são compatíveis com variadas marcas de tratores, pois são ISOBUS - padrão internacional de comunicação para máquinas agrícolas, permitindo que tratores, implementos e computadores se comuniquem entre si através de um protocolo comum”, completa Sartori.

Saiba quais são os monitores PTx Trimble GTX e suas aplicações:

Trimble GFX-350: Opção mais acessível, com tela de 7 polegadas. É resistente às condições adversas, como poeira e chuva, e pode ser utilizado em qualquer operação no campo.

Trimble GFX-1060: Tela de 10 polegadas e também resistente às condições adversas. Pode ser utilizado em qualquer operação no campo e possui grande capacidade de processamento. É fácil de usar e é compatível com os sistemas da PTx Trimble.

Trimble GFX-1260: Com tela de 12 polegadas, esse monitor é ideal para grandes operações múltiplas, pois a tela maior pode ser dividida em até quatro partes. Além do Android, atua com o sistema operacional Precision-IQ, desenvolvido exclusivamente para agricultura de precisão.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Nova lei assegura às gestantes poder a escolha entre parto normal ou cesárea

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 06h 34min


Exportações de carne bovina de MT para Argentina e Uruguai disparam em meio ao tarifaço de Trump

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 05h 35min


Intocável com Ancelotti, B. Guimarães vê reviravolta em ciclo da Seleção

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 04h 36min


Jornal Online

Edição nº1653- 14/10/2025