Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 21 de Abril de 2026

Noticias

Publicado decreto que regulamenta Auxílio Gás

04 de Dezembro de 2021 as 16h 00min

Decreto foi publicado no Diário Oficial da União – Foto: Divulgação

O decreto que regulamenta a Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021, que instituiu o Auxílio Gás, foi assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e publicado no Diário Oficial da União, nesta sexta (3).

As famílias beneficiadas terão direito, a cada dois meses, a um valor equivalente a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos (kg) dos últimos seis meses. Esse preço de referência será estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O Auxílio Gás é destinado a aliviar o efeito do preço do gás de cozinha, gás liquefeito de petróleo (GLP), sobre o orçamento das famílias de baixa renda. O auxílio será concedido às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais cuja renda familiar mensal per capita for igual ou inferior a meio salário-mínimo e às famílias que tenham entre seus membros quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a lei regulamentada, o auxílio será também concedido, preferencialmente, às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. O decreto que regulamenta a lei esclarece que a concessão preferencial será realizada a partir do acesso a informações constantes de banco de dados mantido pelo Conselho Nacional de Justiça.

“Não se pode negar a importância dessa priorização, visto que muitas vezes tal público passa pelo agravamento de sua condição financeira dado o afastamento do agressor do lar e a consequente subtração de sua contribuição na renda da família. Assim, a previsão busca facilitar o acesso de mulheres em situação de violência à transferência de valores financeiros que contribuirão com despesas da família”, diz a nota publicada pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Câmara de Sinop transfere sessão para quarta em virtude do feriado

Publicado em 20 de Abril de 2026 ás 14h 28min


Reino Unido convoca bancos para reunião de emergência sobre nova IA da Anthropic

Publicado em 20 de Abril de 2026 ás 12h 24min


Assembleia tira do governador decisão sobre gastos com shows

Publicado em 20 de Abril de 2026 ás 10h 17min


Jornal Online

Edição nº1782 - 21e22/04/2026