Noticias
Qualidade do material: atenção na construção dos biodigestores
28 de Janeiro de 2025 as 05h 43min

Com a crescente busca por alternativas energéticas renováveis, o biogás tem se destacado como uma solução estratégica na matriz energética brasileira. Obtido pela decomposição de matéria orgânica da agropecuária, como dejetos animais, restos de culturas e resíduos alimentares em biodigestores, este gás transforma resíduos em energia limpa, reduzindo impactos ambientais e promovendo a economia circular.
De acordo com a Associação Brasileira de Biogás (ABiogás), o Brasil é um dos países com maior capacidade de geração dele, estimando-se que poderia produzir até 120 milhões de metros cúbicos por dia.
Contudo, para que os sistemas de biodigestão operem de forma eficaz, é necessário utilizar materiais de alta qualidade.
Esses são essenciais para garantir a estanqueidade do processo e a durabilidade dos biodigestores, que precisam ser robustos o suficiente para lidar com as condições agressivas e imprevisíveis dos ambientes onde estão instalados.
“Nesse contexto, as geomembranas têm se mostrado uma solução de alta performance, utilizadas para forrar o interior dessas soluções, garantindo a contenção segura dos resíduos orgânicos e a captura eficiente do biogás”, explica, Marcelo Kerber, coordenador da área técnica da BioTer, parceiro da Nortène, que desenvolve projetos e comercializa esse tipo de produto.
Elas desempenham um papel importante ao evitar vazamentos e perdas de biogás, além de proteger o sistema contra danos causados por agentes externos, como intempéries e desgaste do material ao longo do tempo.
“A utilização transforma os biodigestores em sistemas mais seguros, eficientes e duráveis, aumentando sua capacidade de gerar energia limpa e contribuindo para a sustentabilidade dos projetos”, destaca o especialista.
Ele ressalta ainda, que os materiais precisam garantir estanqueidade e resistência ao longo do tempo, mesmo em ambientes agressivos. E por isso, as geomembranas são ideais para essas condições, “pois oferecem a robustez necessária para garantir a segurança e a eficiência do sistema”, pontua.
Além de sua durabilidade, são uma opção vantajosa, pois tem alta flexibilidade, facilidade de instalação e baixo custo de manutenção, o que as torna uma escolha econômica e sustentável para os produtores rurais e empresas do setor. “O uso garante a redução de custos operacionais, além de proporcionar uma solução sustentável, ao evitar vazamentos e perdas no processo de captura do biogás", complementa Kerber.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Renato Paiva é demitido do Botafogo
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 17h 09min
TRAGÉDIA NA BR-163
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 15h 08min
Mulher avança cruzamento e é atingida por viatura da PM
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 14h 08min