Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 16 de Maio de 2026

Noticias

Quase 30% dos microempreendedores individuais estão no Cadastro Único

08 de Maio de 2026 as 14h 57min

Levantamento conclui que políticas sociais estimulam autonomia – Foto: Divulgação

Quase 30% dos microempreendedores individuais (MEIs) do país estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), plataforma que reúne beneficiários das políticas de assistência do governo federal. Em números absolutos, isso representa 4,6 milhões de MEIs em um total de 16,6 milhões.

Os dados são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Segundo a pesquisa, cerca de 2,6 milhões de empreendedores decidiram abrir o CNPJ depois de aderir ao CadÚnico. Os outros 1,9 milhões abriram o CNPJ antes da adesão.

A conclusão é que os benefícios sociais são um estímulo para que as pessoas busquem autonomia financeira, diz o presidente do Sebrae, Rodrigo Soares. “As políticas públicas impulsionam o empreendedorismo. No ano passado, reunimos uma sequência consistente de indicadores positivos. O Brasil possui enorme capacidade produtiva, tendo os pequenos negócios como grandes protagonistas. A inclusão social, de renda e de emprego passam pelo empreendedorismo”, analisa Rodrigo.

O ministro do MDS, Wellington Dias, destaca que as políticas de Estado garantem mais do que proteção às famílias. “Quando uma pessoa acessa o Cadastro Único, ela passa a ter oportunidades de qualificação, crédito e inclusão produtiva. O que esses dados mostram é que a política social não é ponto de chegada, é ponto de partida para que milhões de brasileiros possam empreender, gerar renda e construir um futuro com mais dignidade”, diz o ministro.

Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil

Veja Mais

Durante abertura, Dilmar destaca força da pecuária em Mato Grosso

Publicado em 16 de Maio de 2026 ás 04h 34min


Oceanos esquentam e quebram recordes de temperatura às vésperas de super El Niño

Publicado em 15 de Maio de 2026 ás 18h 09min


Sorriso repassa R$ 300 mil a três instituições

Publicado em 15 de Maio de 2026 ás 17h 09min


Jornal Online

Edição nº1799 - 16a18/05/2026