Noticias
Queda de energia se deve a erro ou falha técnica
16 de Agosto de 2023 as 17h 54min

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta (16) que, até o momento, não há razão que explique a queda de energia ocorrida na terça (15) em várias partes do país.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Costa reiterou a confiança no sistema elétrico nacional e disse que o ocorrido não se deve a falta de capacidade de geração, mas a provável erro ou falha técnica.
“Falei hoje pela manhã cedo com o ministro de Minas e Energia [Alexandre Silveira]. Estamos determinados e cobrando urgência para o detalhamento das causas desse apagão. Não há razão para este apagão”, declarou o ministro.
Ele lembrou que, em outras situações, o país viveu apagões, mas por crise de geração de energia. “Ou seja, os reservatórios de água estavam em baixa e havia mais demanda que oferta de energia. Isso levava ao colapso do sistema. Não é o caso nesse momento. Estamos com sobra de energia. Os reservatórios estão cheios e temos um parque eólico e solar gerando muita energia. Então não há razão nem de oferta, nem de demanda para ter tido esse colapso”, acrescentou.
“Foi erro ou falha técnica”, emendou. “Precisamos agora identificar o que aconteceu. Espero que, o mais rápido possível, consigamos dizer à sociedade”, complementou ao informar que Alexandre Silveira já solicitou investigações inclusive policiais sobre o episódio, caso não haja, por parte dos operadores do sistema, uma “resposta firme” que esclareça a todos sobre o que causou a queda de energia.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Câmara de Sinop autoriza criação de duas comissões especiais
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 08h 39min
Baiano vê vida tomar novos rumos após investir no café em MT
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 07h 34min
Férias de julho impulsionam procura por pet sitter em Sinop
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 06h 39min