Noticias
Queda de energia se deve a erro ou falha técnica
16 de Agosto de 2023 as 17h 54min
Ministro explica que não teve demanda nem oferta para colapso – Foto: Divulgação
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta (16) que, até o momento, não há razão que explique a queda de energia ocorrida na terça (15) em várias partes do país.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Costa reiterou a confiança no sistema elétrico nacional e disse que o ocorrido não se deve a falta de capacidade de geração, mas a provável erro ou falha técnica.
“Falei hoje pela manhã cedo com o ministro de Minas e Energia [Alexandre Silveira]. Estamos determinados e cobrando urgência para o detalhamento das causas desse apagão. Não há razão para este apagão”, declarou o ministro.
Ele lembrou que, em outras situações, o país viveu apagões, mas por crise de geração de energia. “Ou seja, os reservatórios de água estavam em baixa e havia mais demanda que oferta de energia. Isso levava ao colapso do sistema. Não é o caso nesse momento. Estamos com sobra de energia. Os reservatórios estão cheios e temos um parque eólico e solar gerando muita energia. Então não há razão nem de oferta, nem de demanda para ter tido esse colapso”, acrescentou.
“Foi erro ou falha técnica”, emendou. “Precisamos agora identificar o que aconteceu. Espero que, o mais rápido possível, consigamos dizer à sociedade”, complementou ao informar que Alexandre Silveira já solicitou investigações inclusive policiais sobre o episódio, caso não haja, por parte dos operadores do sistema, uma “resposta firme” que esclareça a todos sobre o que causou a queda de energia.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
TCE-MT quer pôr fim aos lixões em Mato Grosso
Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 11h 21min
Panetone movimenta R$ 1,2 bilhão no mercado interno
Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 09h 22min
Câmara de Sinop encerra 1º ano de legislatura
Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 07h 20min
