Noticias
Queda na safra de trigo argentina tem reflexo no Brasil
25 de Maio de 2023 as 12h 24min
Danos causados pela estiagem resultaram em queda de 35% no rendimento do cereal – Foto: Divulgação
As últimas safras não têm sido fáceis para os agricultores argentinos, e as notícias sobre a colheita não são muito animadoras. Segundo pesquisa realizada pela agtech SIMA - Sistema Integrado de Monitoramento Agrícola, o rendimento do cereal caiu 35% na última safra.
Estes dados trazem uma perspectiva relevante sobre a vulnerabilidade da cultura frente às adversidades do clima, e como a safra e economia brasileira relacionada ao grão ficam à mercê da grande demanda nacional.
No contexto da forte seca que afetou o campo argentino, a agtech, que monitora mais de seis milhões de hectares em oito países latino-americanos, tirou uma radiografia do que restou da última safra de trigo com base nas informações coletadas de seus usuários.
No entanto, é importante esclarecer que são dados médios de todos os utilizadores da SIMA na Argentina, independentemente das zonas agrícolas, datas de plantação ou variedades utilizadas.
“É um relatório geral e serve como um guia para o que aconteceu e não como uma realidade absoluta de nossos usuários”, reforça Maurício Varela, cofundador da startup.
O cenário das últimas safras está intrinsecamente relacionado aos impactos do evento da La Niña no território. O fenômeno se caracteriza pelo resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, ocasionando alterações climáticas por todo o país, e afetando diretamente o regime de chuvas.
Neste contexto, ao finalizar a colheita da safra 2022/23 na Argentina, os dados da SIMA mostraram que a produtividade média dos usuários foi de 2.800 kg/ha de trigo, ligeiramente superior à média nacional do país, que girou em torno de 2.200 kg/ha.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Governo prevê investimentos de R$ 226 mi em leilões de três terminais
Publicado em 01 de Março de 2026 ás 12h 49min
Denúncias de condutas criminosas de pessoas em situação de rua em Sorriso
Publicado em 01 de Março de 2026 ás 10h 52min
CMN autoriza novo empréstimo aos Correios, no valor de R$ 8 bilhões
Publicado em 01 de Março de 2026 ás 08h 51min
