Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 02 de Julho de 2025

Noticias

Queima prescrita segue até hoje em duas áreas

27 de Junho de 2023 as 05h 18min

Uma das queimas é realizada na aérea da APA Cabeceiras do Rio Cuiabá — Foto: Sema-MT

A queima prescrita começou domingo (25) no Parque Estadual Águas do Cuiabá e na Área de Proteção Ambiental (APA) Cabeceiras do Rio Cuiabá.

A atividade segue até esta terça (27). Nesse período, será normal ver princípios de incêndio e fumaça nessas regiões.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), o objetivo é diminuir as áreas atingidas por incêndios no período considerado crítico, onde é proibido o uso do fogo – entre 1º de julho e 31 de outubro.

Para isso, é utilizado o fogo controlado por agentes especializados, o que reduz o combustível florestal que poderia culminar em um incêndio de grande proporção. A ação conta também com o apoio do Corpo de Bombeiros.

No sábado (24), as equipes fizeram visitas prévias para analisar a área e ininiar os aceiros (queima de uma faixa de vegetação que impede a passagem do fogo) antes de começar o procedimento de queima prescrita. No domingo, foram queimados mais 40 hectares.

A Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá abrange os municípios de Rosário Oeste, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Chapada dos Guimarães e Santa Rita do Trivelato. Com uma área de 473 mil hectares de Cerrado, tem como objetivo proteger animais silvestres e recursos hídricos, melhorar a qualidade de vida da população, fomentar o turismo ecológico e educação ambiental, e preservar as culturas e tradições locais.

O Parque Estadual Águas do Cuiabá está localizado no município de Nobres e Rosário Oeste, com uma área de 10,6 mil hectares de Cerrado. O objetivo da UC é proteger os recursos hídricos, viabilizar a movimentação das espécies da fauna, preservar ecossistemas, e é categorizada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e pelo Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) como Unidade de Conservação de Proteção Integral.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Câmara de Sinop autoriza criação de duas comissões especiais

Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 08h 39min


Baiano vê vida tomar novos rumos após investir no café em MT

Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 07h 34min


Férias de julho impulsionam procura por pet sitter em Sinop

Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 06h 39min


Jornal Online

Edição nº1579 - 02/07/2025