Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 22 de Janeiro de 2025

Noticias

Quem era Dona Eulália, a responsável pelo bolo de arroz mais famoso de Cuiabá

29 de Outubro de 2024 as 15h 50min

Morreu na segunda-feira (28) a cozinheira famosa pelos bolos de arroz em Cuiabá, Dona Eulália. A informação foi confirmada pela neta dela, Regiane Flávia. Eulália da Silva Soares deixa 8 filhos, 22 netos e 34 bisnetos.

De acordo com a família da cozinheira, Dona Eulália reclamou de dores na quinta (24) e foi internada nesse domingo (27) após passar mal.

A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo a família, Eulália usava próteses no joelho, mas não tinha nenhum problema de saúde grave.

“Na quinta ela começou a reclamar de dores, e ao longo dos dias foi piorando a situação. No domingo, passou mal e foi levada para o hospital. Já hoje recebemos a notícia do falecimento”, disse a neta. Além do bolo de arroz, era conhecida pelo pão de queijo e chipa.

A cuiabana mantinha há quase 70 anos, a tradição do bolo de arroz cuiabano, prato típico de Mato Grosso e um dos principais símbolos da cultura regional.

Em 2021, foi homenageada em uma exposição fotográfica como 'Mestre da Cultura', o evento de Dona Eulália também teve música, videoclipe, livro e tela.

“Há 60 anos me mudei para Cuiabá e não imaginava que daria tão certo. Cuiabá para mim é tudo e é uma alegria poder comemorar mais um aniversário da nossa cidade”, disse Dona Eulália em 2018.

O Governo decretou luto oficial de três dias no estado pela morte de Dona Eulália. Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) lamentou a morte de Dona Eulália, a homenageando como uma das personalidades cuiabanas mais célebres dentro e fora do estado.

Nascida na zona rural de Cuiabá em 13 de janeiro de 1934, dona Eulália se mudou com o então marido, Eurico Avelino Soares, para o bairro da Lixeira, na capital, onde começou a comercializar os bolinhos de arroz para ajudar na renda de casa.

Os quitutes começaram a ser vendidos de porta em porta, em frente de escolas na capital e na Igreja São Benedito. Com o sucesso, abriu no quintal de casa o espaço onde até hoje são vendidos os bolinhos.

Entre 2017 e 2020, recebeu três premiações da Veja Comer & Beber Cuiabá, sendo duas vezes na categoria ‘melhor bolinho de arroz’ e uma vez na categoria ‘melhor salgado’.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Materrazzi assume presidência da Câmara de Sorriso com morte de Gerson Bicego

Publicado em 22 de Janeiro de 2025 ás 11h 40min


Família troca 30 anos de olericultura pelo cultivo de bananas em Mato Grosso

Publicado em 22 de Janeiro de 2025 ás 10h 39min


Sema apreende três máquinas e embarga garimpo ilegal em Peixoto

Publicado em 22 de Janeiro de 2025 ás 09h 38min


Jornal Online

Edição nº1466 22/01/2025