Noticias
Questões climáticas trazem um desafio à mais para o produtor
09 de Maio de 2024 as 06h 39min
Questões ligadas à agricultura precisam ser revistas – Foto: Divulgação
Ao passo que a evolução da produção agrícola brasileira ocorre, diversos são os desafios que surgem com ela. Entre os principais, elencados nas últimas safras pelo setor produtivo, estão o acesso ao crédito e as questões climáticas.
De acordo com o agrônomo Xico Graziano, atualmente existem seis grandes desafios frente ao agronegócio. Crise conjuntural; Estrutura – modo de produção; Fator Tecnologia; Cenário Político; Imagem do agro na sociedade; e, Futuro – o que vem pela frente.
Palestrante do 2º Congresso Abramilho, realizado nesta quarta (8) em Brasília, Xico Graziano destacou que “neste momento estamos numa situação pouco vista na agricultura com o clima e na pecuária com preços”. Tal circunstância, salientou, irá, inclusive, afetar os resultados do PIB brasileiro, uma vez que o clima segue impactando na produção agrícola, os preços pagos continuam baixos, os custos elevados e as margens apertadas.
O especialista frisou ainda que “a crise conjuntural deve ser vista como algo momentâneo do agro e não como algo que vai destruir”, e que ela “está trazendo um desafio que é o da gestão dos custos e decisões dos investimentos do produtor”.
Segundo o vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Senado, o senador Zequinha Marinho (Podemos/PA), o problema climático é uma questão séria na atualidade.
“Quem pensava que 2024 era um ano desafiador, ele acaba de ganhar mais um complicador. Diversas coisas precisam ser revistas. Questões como juros altos e preços baixos das commodities, alto custo dos insumos, questões de logísticas”.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Anthropic acaba de arrecadar US$ 30 bilhões em investimentos
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 12h 26min
Criança de 3 anos sem capacete morre em acidente entre moto e caminhão em Cuiabá
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 10h 25min
Aplicação de adubo em taxa variável reduz desperdícios e pode elevar produtividade
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 08h 24min
