Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 22 de Dezembro de 2025

Noticias

R$ 1,5 milhão para ampliar cuidados com animais vítimas de abandono e maus tratos em Sorriso

15 de Setembro de 2023 as 12h 17min

Redução de população de rua demanda adoção responsável e punição a quem abandonar – Foto: Divulgação

Bicho não é brinquedo. Animal de estimação não é descartável. E sim, se o pet não for castrado, o tutor também responde pela prole que o cão ou gato vier a ter.

Por isso, a importância de pensar muito bem antes de adotar um animal para chamar de melhor amigo.

O prefeito Ari Lafin reuniu-se com o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Marcelo Lincoln, com o ajunto da pasta, Juliano Mezzalira e com demais servidores técnicos da secretaria. A pauta: a ampliação da cobertura de atenção aos pets em situação de abandono ou maus tratos.

O gestor municipal já anunciou um aporte de R$ 1,5 milhão ao orçamento da Samatec e, até sexta-feira (15 de setembro), a equipe deve apresentar um plano que contemple todas as necessidades para atuar com mais fôlego neste segmento, seja na estrutura física, seja na contratação de profissionais. O “up” no atendimento não tem efeito imediato e só deve começar e ser sentido nos próximos três meses.

Atualmente, o Abrigo Municipal de Cães e Gatos está com uma população de 211 animais, frente a uma capacidade máxima de atendimento de até 180 bichinhos, entre cães e gatos. Além da superpopulação já presente no local, também é igualmente alto o número de denúncias de animais nas ruas, assim como vítimas de maus tratos.

Além da já planejada expansão do espaço físico do Abrigo, que deve ganhar novas baias, a Samatec deve avançar na implantação de serviços de atendimento clínico via terceirização, com a formalização de parcerias com empresas do setor; na disponibilização do serviço de castração com o trailer que voltou para a gestão da Administração local depois de um período com sob a gestão de organizações não-governamentais e no reforço de uma nova cultura junto à comunidade, focada na adoção responsável.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Cyklo abre inscrições para startups ingressarem no programa de aceleração

Publicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 09h 19min


Volume de investimentos em ativos digitais cresce 58% em Mato Grosso

Publicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 07h 19min


Central de Vagas passa a utilizar Telegram para comunicação com os pais e responsáveis por alunos

Publicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 05h 18min


Jornal Online

Edição nº1700 - 20/12/2025