Noticias
Racha entre líderes ameaça a federação União-PP
10 de Novembro de 2025 as 11h 57min
Rompimento ganha força nos bastidores – Foto: Assessoria
O deputado estadual Júlio Campos (União) admitiu que a federação entre União Brasil e Progressistas pode não se concretizar.
O parlamentar confirmou os rumores de um possível rompimento antes mesmo da homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Já há um barulho muito grande de rejeição e talvez não aconteça a federação com o PP. Há poucos dias estava decidido, agora já voltaram atrás”, afirmou Júlio.
A união, anunciada em agosto, foi chamada de “superfederação” por reunir duas das maiores forças políticas do país. Caso se confirme, o bloco teria a maior bancada do Congresso e o controle de mais de 1,3 mil prefeituras. Nos bastidores, contudo, crescem as divergências entre lideranças nacionais. O principal foco de atrito é o embate entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira.
Enquanto Caiado tenta viabilizar sua candidatura à Presidência em 2026, Ciro articula ser vice em uma possível chapa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Há planos distintos e isso está travando o diálogo. Cada um mira em um projeto diferente”, observou Júlio.
A indefinição afeta diretamente as movimentações regionais. O senador Jayme Campos (União), irmão de Júlio, tenta consolidar seu nome para disputar o governo de Mato Grosso, mas sem o apoio integral das lideranças da sigla. “Jayme está se movimentando em Brasília, buscando apoio político, mas o cenário ainda é muito incerto. A falta de definição nacional atrapalha as conversas locais”, avaliou o deputado. A possível dissolução da federação também pode redesenhar alianças no estado. Nos bastidores, dirigentes do Progressistas têm sinalizado resistência em apoiar um projeto que envolva a União Brasil.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Ministro dos Transportes prevê 14 leilões rodoviários no país
Publicado em 14 de Dezembro de 2025 ás 13h 15min
Estado inclui disciplina sobre violência contra a mulher
Publicado em 14 de Dezembro de 2025 ás 11h 15min
Leitão assume PP e projeta disputa à Câmara Federal
Publicado em 14 de Dezembro de 2025 ás 06h 58min
