Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 24 de Junho de 2025

Noticias

Rebanho bovino alcança recorde de 234,4 milhões de animais em 2022

06 de Outubro de 2023 as 13h 12min

Todos os efetivos animais apresentaram crescimento, à exceção de codornas – Foto: Divulgação

O rebanho bovino brasileiro alcançou novo recorde de 234,4 milhões de animais, em 2022, com alta de 4,3% em relação ao ano anterior.

Os dados constam da Pesquisa Produção da Pecuária Municipal 2022 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa englobou os efetivos da pecuária dos municípios, dados da produção de origem animal e o valor referentes a 2022.

Todos os efetivos animais apresentaram crescimento, à exceção de codornas (-8,2%). Os plantéis de bovinos e suínos aumentaram 4,3% cada um; o de bubalinos 3%; equinos, 0,9%; caprinos, 3,9%; ovinos, 4,7%; galináceos, 3,8%; e galinhas, 2,4%. Houve ainda recorde nas produções de mel, que cresceu 9,5%, e de ovos de galinha com alta de 1,3%.

Mato Grosso lidera o rebanho bovino com 34,2 milhões de cabeças, ou 14,6% do efetivo nacional. Em seguida veio o Pará (10,6%) ultrapassando Goiás (10,4%). No ranking municipal, São Félix do Xingu (PA) manteve a liderança, alcançando 2,5 milhões de cabeças.

O rebanho de suínos cresceu 4,3%, em 2022, chegando ao recorde de 44,4 milhões de animais. A região Sul reúne 51,9% do efetivo nacional.

O efetivo de galináceos (galos, galinhas, frangos, frangas, pintos e pintainhas) subiu 3,8% também atingindo o recorde de 1,6 bilhão de animais, com destaque para o Paraná com 470,3 milhões (29,7%). A região Sul lidera com 49,3%.

O Brasil é o maior exportador mundial de frangos e a região Sul, liderada pelo Paraná, concentra a maior parte do abate de frangos do Brasil. Em 2022, o Brasil teve incrementos no abate e nas exportações, esta última influenciada pelos casos de gripe aviária nos principais países produtores de frangos, visto que o Brasil é livre da doença.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

PM identificou faccionados em eventos suspensos, diz Abilio

Publicado em 24 de Junho de 2025 ás 16h 29min


Distrito de União do Norte: obras nas paralelas da MT-322 estão a todo vapor

Publicado em 24 de Junho de 2025 ás 15h 36min


Matupá: obras do estacionamento em frente ao HM seguem em ritmo acelerado

Publicado em 24 de Junho de 2025 ás 14h 36min


Jornal Online

Edição nº1574 - 25/06/2025