Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 30 de Junho de 2025

Noticias

'Recepção' de bovinos gera confiança e melhora o desempenho no cocho

30 de Maio de 2025 as 17h 29min

Ganho de peso e sanidade estão entre os benefícios – Foto: Pedro Silvestre


Mato Grosso deve confinar pouco mais de 669,4 mil cabeças de gado em 2025. O volume representa uma queda de 7,65% em relação à primeira estimativa de abril de 2024. Apesar da cautela inicial dos pecuaristas em terminar os animais no cocho, a aplicação de técnicas de manejo pode auxiliar na adaptação dos animais, proporcionando maior ganho de peso e sanidade animal.

A adaptação dos animais ao confinamento é essencial para o bem-estar dos mesmos, conforme o agrônomo e consultor em manejo e bem-estar animal, Leonardo Bernardes. “A gente faz a recepção destes animais. É um trabalho que se chama aclimatação. Basicamente trabalhamos de cinco a dez minutos por baia com os animais chegados ao confinamento. Um pequeno movimento trabalhado com eles dentro das baias, levando-os em cada canto do curral, para gerar confiança nesses animais”, explica.

O trabalho com os animais é realizado durante dez dias. E, de acordo com o especialista, acaba incentivando os bovinos a beberem água com mais frequência, bem como facilita a adaptação dos mesmos à nova dieta que vão receber.

“Isso implica muito na questão de ganho de peso. E, principalmente, em sanidade. Porque quando fazemos esse trabalho de aclimatação, o animal se sentindo mais confiante, ele responde melhor aos medicamentos que são aplicados, caso haja essa necessidade”, salienta.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Renato Paiva é demitido do Botafogo

Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 17h 09min


TRAGÉDIA NA BR-163

Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 15h 08min


Mulher avança cruzamento e é atingida por viatura da PM

Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 14h 08min


Jornal Online

Edição nº1574 - 01/07/2025