Noticias
Recesso e progresso
21 de Julho de 2023 as 18h 11min

Dia 17 de julho é a data em que o Brasil conquistou o tetracampeonato mundial.
Naquela época, 1994, não era necessário especificar se o título tinha sido da seleção brasileira e nem se ela era masculina.
Não existiam muitas alternativas: ídolos do tal “esporte nacional” eram Romário, Bebeto e nas escolas só os meninos jogavam bola.
Era um mundo muito mais simples, feito com muitos “nãos”, sem internet e pouco espaço para os pontos de interrogação.
Ao longo desses 29 anos, o ex-craque que não gostava de formalidades, incluindo treinar antes dos jogos, se tornou o senador Romário (PL-RJ) e o país passou a ter a sua seleção de futebol feminino.
Lideradas por Marta, e com os jogos transmitidos ao vivo pela Globo, a Copa começou no dia 20, com direito a ponto facultativo no serviço público federal.
Essa medida beneficia os servidores, mas não necessariamente os nobres deputados e senadores porque... eles já estão de folga!
O Brasil tem dessas coisas, que até parecem piada, mas são apenas a realidade.
Nesse caso, o recesso deveria ter começado só no dia 18, caso os parlamentares tivessem analisado a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o que não aconteceu.
Como pautas mais urgentes foram priorizadas, incluindo a votação da Reforma Tributária, que teve boa repercussão até no mercado financeiro, saíram de férias mesmo informalmente.
Pode não ser bonito, mas é só pensar: se está todo mundo ganhando a partida, por que alguém vai dar cartão amarelo para quem é dono da bola? Segue o jogo.
Sorte no azar?
Se a política aqui poderia ser melhor, com certeza existem lugares com ainda mais dificuldades.
Só para citar um exemplo da América do Sul, a queda de um avião na Colômbia matou uma ex-senadora, um deputado, um vereador e um candidato a governador.
Por aqui, a notícia seria tratada como uma fatalidade, mas em um país marcado pelo terrorismo e pela luta contra o tráfico de drogas, liderados por nomes como Pablo Escobar, a primeira coisa que se pensa é em atentado.
Pior ainda para os colombianos, marcados pela violência e, após o presidente Gustavo Petro ter declarado que seu governo pode sofrer um golpe de Estado, o WhatsApp parou de funcionar momentaneamente.
No caso, foi alarme falso porque os problemas técnicos do aplicativo também afetaram o seu uso no Brasil.
Por aqui, quem levou a culpa pelo apagão do “ZapZap” foram os pobres roteadores, computadores e celulares, mas ninguém pensou em nada mais grave do que dar uns tapas ou xingar os pobres aparelhos eletrônicos. Dos males, o menor.
Fonte: FERNANDO RINGEL É JORNALISTA E PROFESSOR UNIVERSI
Veja Mais
Moradores do Vila Santana recebem 239 escrituras
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 09h 13min
Fagundes critica pressão internacional e defende soberania ambiental do Brasil
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 08h 12min
Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais só no 1º semestre
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 07h 11min