Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 23 de Novembro de 2025

Noticias

Reck Júnior pede instalação de Câmara Setorial para destravar construção da Ferrogrão

27 de Abril de 2023 as 16h 55min

Retomada e a celeridade nas discussões – Foto: Divulgação

O deputado estadual Reck Júnior (PSD) apresentou na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de quarta (26) requerimento solicitando a Instalação de uma Câmara Setorial Temática para debater, acompanhar e propor parecer sobre a judicialização da ferrovia EF-170, a Ferrogrão. O parlamentar cobra a retomada e a celeridade nas discussões para destravar a construção da ferrovia com 933 km de trilhos.

O projeto de construção da Ferrogrão conecta Sinop ao Porto de Miritituba em um trajeto paralelo ao da BR-163. Em março de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu uma lei de 2017, que altera os limites do Parque Nacional do Jamanxim e cria a área de Proteção Ambiental Rio Branco, no Pará, viabilizando o trajeto previsto no projeto. A decisão do ministro Alexandre de Moraes também cancelou todos os processos relacionados à concessão da Ferrogrão à iniciativa privada.

No julgamento marcado para o dia 31 de maio, o STF voltará a debater as alterações nas unidades de conservação através de uma Medida Provisória e convertida em lei pelo Congresso. “A Assembleia precisa se envolver nesse processo e instalar com urgência a Câmara Setoria Temática. Precisamos dialogar com os ministros e convencê-los de que a ferrovia preserva o meio ambiente e reduz custos. Por isso, é de suma importância a instalação dessa Câmara para reunir elementos jurídicos, científicos, econômicos e ambientais a fim de levar ao STF mais informações e dados para contribuir com esse julgamento”, argumenta Reck Júnior.

Atualmente, a BR-163 é o principal eixo de escoamento de grãos de Mato Grosso. O parlamentar pontua que o governo federal, o STF e os ambientalistas precisam compreender a importância que o agronegócio mato-grossense tem na composição do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Conforme o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a participação do setor alcançou 24,8% em 2022.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Sorriso avança em acordo para um novo anel viário

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min


Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min


Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025