Noticias
Reck Jr. entrega relatório final da CST da Ferrogrão ao governador
27 de Maio de 2023 as 09h 54min

O deputado estadual Reck Junior entregou ao governador Mauro Mendes o relatório final da Câmara Setorial Temática (CST) da Ferrogrão.
A reunião no Palácio Paiaguás contou com a presença de autoridades e membros da equipe técnica envolvidos no projeto. O documento também será levado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que no dia 31 volta a julgar uma ação que trata da construção da Ferrogrão.
A CST da Ferrogrão debateu a viabilidade da implantação da Ferrogrão, uma ferrovia de 933 km entre Sinop e o Porto de Miritituba estratégica para o desenvolvimento econômico e logístico da região.
Reck liderou os trabalhos da câmara, envolvendo especialistas, representantes do setor produtivo e entidades do setor, a fim de elaborar um relatório consistente e embasado tecnicamente. O relatório final apresentado a Mauro Mendes é resultado de um intenso trabalho de análise, discussões e pesquisas realizadas pela CST da Ferrogrão. O documento aborda questões fundamentais relacionadas ao projeto, como estudos de viabilidade econômica, impactos ambientais, modelagem de concessão e benefícios socioeconômicos esperados.
A polêmica sobre a Ferrogrão envolve a supressão de parte do Parque Nacional do Jamanxim. Medida provisória enviada em 2016 pelo então presidente Temer ao Congresso autorizou a retirada de 464 hectares para permitir a implantação da ferrovia. O Congresso converteu a medida em lei em 2017. No entanto, em 2020, o PSOL questionou no STF a alteração, sendo atendido pelo ministro Alexandre de Moraes em março de 2021 e suspendeu a construção do modal ferroviário. O argumento é de que a obra alteraria os limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA).
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Senado ouve trabalhadores sobre aumento da faixa de isenção do IR
Publicado em 19 de Outubro de 2025 ás 12h 52min
Soja e biodiesel devem impulsionar o PIB do agronegócio com alta de 11,29%
Publicado em 19 de Outubro de 2025 ás 10h 50min
Lipedema x Celulite: entenda as diferenças e saiba como tratar
Publicado em 19 de Outubro de 2025 ás 08h 49min