Noticias
Reck Jr. entrega relatório final da CST da Ferrogrão ao governador
27 de Maio de 2023 as 09h 54min
Relatório também será entregue ao STF – Foto: Divulgação
O deputado estadual Reck Junior entregou ao governador Mauro Mendes o relatório final da Câmara Setorial Temática (CST) da Ferrogrão.
A reunião no Palácio Paiaguás contou com a presença de autoridades e membros da equipe técnica envolvidos no projeto. O documento também será levado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que no dia 31 volta a julgar uma ação que trata da construção da Ferrogrão.
A CST da Ferrogrão debateu a viabilidade da implantação da Ferrogrão, uma ferrovia de 933 km entre Sinop e o Porto de Miritituba estratégica para o desenvolvimento econômico e logístico da região.
Reck liderou os trabalhos da câmara, envolvendo especialistas, representantes do setor produtivo e entidades do setor, a fim de elaborar um relatório consistente e embasado tecnicamente. O relatório final apresentado a Mauro Mendes é resultado de um intenso trabalho de análise, discussões e pesquisas realizadas pela CST da Ferrogrão. O documento aborda questões fundamentais relacionadas ao projeto, como estudos de viabilidade econômica, impactos ambientais, modelagem de concessão e benefícios socioeconômicos esperados.
A polêmica sobre a Ferrogrão envolve a supressão de parte do Parque Nacional do Jamanxim. Medida provisória enviada em 2016 pelo então presidente Temer ao Congresso autorizou a retirada de 464 hectares para permitir a implantação da ferrovia. O Congresso converteu a medida em lei em 2017. No entanto, em 2020, o PSOL questionou no STF a alteração, sendo atendido pelo ministro Alexandre de Moraes em março de 2021 e suspendeu a construção do modal ferroviário. O argumento é de que a obra alteraria os limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA).
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Sorriso avança em acordo para um novo anel viário
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min
Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min
Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min
