Noticias
RECOMENDAÇÃO: Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas
Recomendação saiu em nota emitida pela agência
12 de Maio de 2021 as 15h 58min

DA REPORTAGEM
COM AGÊNCIA BRASIL
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. A orientação está em nota técnica emitida pela agência.
A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.
“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa.
A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.
EM SINOP
Na manhã de ontem (11), a prefeitura de Sinop emitiu uma nota à imprensa sobre assunto. “Devido a orientação da Anvisa divulgada na noite de segunda-feira (10), de suspender a aplicação da vacina AstraZeneca/Fiocruz para grávidas, aguardará a orientação que do Ministério da Saúde, via Programa Nacional de Imunização (PNI), para começar o processo de vacinação ao grupo formado por grávidas com comorbidades, inicialmente previsto para acontecer nesta quarta-feira (12). Assim que houver novo posicionamento por parte das autoridades competentes em relação ao uso do imunizante no grupo citado, a Secretaria de Saúde fará novo posicionamento”, diz trecho da nota.
Veja Mais
Aeroporto da Bom Futuro ocupa área da Prefeitura, diz Abílio
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 17h 14min
Taxa de analfabetismo cai em MT
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 16h 10min
Proteção essencial contra a meningite meningocócica
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 14h 40min