Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

RECUO: Prefeitura de Sinop cede à pressão e apresenta novo projeto de venda do Gigante do Norte

Nova audiência pública acontece hoje às 19h na Câmara de Vereadores para debater novo projeto

26 de Setembro de 2019 as 07h 10min

Pressão vez prefeitura rever projeto – FOTO: Weslley Mtchaell

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

A prefeitura de Sinop retirou de tramitação o Projeto de Lei que previa a venda parcial do terreno público onde está localizado o estádio Gigante do Norte.

Anteriormente a ideia era vender 33% da área, onde a empresa vencedora da licitação, pagaria em forma de permuta, a construção de uma nova arena no mesmo terreno. O projetou causou discussão na sociedade e entre os vereadores de Sinop.

No último dia 10, durante audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores o Executivo optou por recuar da posição inicial para apresentar um novo projeto que agora visa a venda total do terreno e a construção da nova arena em outro local da cidade.

Para o secretário de Finanças e Orçamento do município, Astério Gomes, ouvir a população é importante. “Começamos a ouvir os anseios de toda a sociedade, vários veículos de comunicação fizeram pesquisas, convidaram vereadores para dar entrevistas, o que n[os vimos é que houve várias e várias pesquisas contando que a população em si aprova a venda do estádio. Com isso, o substitutivo encaminhado agora para a Casa de Leis, com a venda total do Gigante do Norte, é assim que a sociedade pede, é assim que os vereadores falaram. A área pertence à sociedade, ela tem que participar, tem que se inteirar e tem que entender a importância desse empreendimento e do que está se discutindo, que é a economia do município”, explicou Gomes.

De acordo com o procurador-jurídico do município, Ivan Schneider, a decisão se deu após o Executivo ouvir as manifestações da população e dos parlamentares. “Ouvindo os debates nas últimas semanas, a proposta do substitutivo legal encaminhado da venda total [da área], ficou claro que será em duas áreas, uma área mantendo-se a proposta original e a segunda área, ouvindo o clamor dos vereadores, da população, feita em lotes”, explicou Schneider.

Ainda de acordo com o procurador jurídico, os recursos obtidos com a venda desse “lote B”, serão usados para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro São Cristóvão, desde que se tenha a aprovação do Poder Legislativo. Com isso, parte da área fica destinada para a empresa do setor alimentício e o restante ficará disponível para a construção de outros empreendimentos.

Na sessão ordinária desta semana, a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização convocou nova audiência pública. “O projeto que estava em tramitação foi retirado pelo Poder Executivo, portanto aquela audiência pública que foi realizada anteriormente, no último dia 10, perdeu o objeto, esclareceu o vereador Joacir Testa (PDT), presidente da Comissão.

O vereador Ícaro Francio Severo (PSDB), relator da Comissão, destacou que a nova proposta também precisa ser discutida com a população antes de ser levada à votação. “Fomos surpreendidos na última audiência com a informação de que um novo projeto seria enviado. Agora que esse novo projeto chegou à Câmara, é preciso que essa nova audiência seja realizada para que a população tome conhecimento do que a proposta diz e para que eles possam se manifestar, sugerir adequações”, disse.

Todos os 15 vereadores assinaram o pedido de realização da nova audiência pública. Além da população, representantes do Poder Executivo e entidades de classe estão sendo convidados para participar da audiência que acontece hoje (26), às 19h na Câmara de Vereadores.

Veja Mais

Argentina Crucianelli traz plantadeiras autotransportáveis

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 07h 29min


Em reunião, Nova Rota reforça que não haverá prejuízos para empresários em Sinop

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 06h 32min


A cronologia do caso de mãe e filho que mataram idosos

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 05h 29min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024