Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 20 de Agosto de 2026

Noticias

Rede estadual amplia escolas cívico-militares no estado

05 de Abril de 2026 as 07h 22min

Consultas seguem em abril em mais unidades – Foto: Assessoria

A expansão do modelo cívico-militar na rede estadual de ensino de Mato Grosso avançou após nova rodada de consultas públicas realizadas no fim de março. Ao todo, 20 escolas aprovaram a conversão, enquanto apenas uma unidade rejeitou a proposta, consolidando a tendência de adesão ao formato.

Com o resultado, o Estado alcança 208 escolas sob esse modelo de gestão, superando a meta inicial estabelecida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que previa 205 unidades até o encerramento de 2026.

O processo de decisão ocorreu dentro das próprias escolas, envolvendo a participação direta de professores, servidores, estudantes e familiares. A consulta foi precedida por etapas de diálogo e escuta, nas quais a comunidade escolar pôde se posicionar sobre a mudança.

A política de expansão, no entanto, ainda não foi concluída. Outras nove escolas passarão por consulta pública nos dias 13 e 14 de abril, dando continuidade ao cronograma definido pelo governo estadual para ampliar o modelo.

Entre as unidades que participarão dessa próxima etapa estão escolas localizadas em municípios estratégicos, como Sinop, Nova Mutum, Cuiabá e Tangará da Serra, ampliando o alcance territorial da iniciativa.

Na sequência, entre os dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas em outras sete escolas, também distribuídas em diferentes regiões do Estado, mantendo o ritmo de expansão do programa.

Durante as votações, os participantes podem optar entre aprovar ou rejeitar a proposta de conversão. O resultado é divulgado logo após o encerramento, com publicação nas próprias unidades escolares, nas Diretorias Regionais de Educação e nos canais oficiais.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Coligação de WF pede impugnação da candidatura de Pivetta ao Governo

Publicado em 20 de Agosto de 2026 ás 08h 50min


Agosto Lilás leva conscientização e informação a alunos do Selvino

Publicado em 20 de Agosto de 2026 ás 07h 50min


Sinop: único de MT finalista em prêmio nacional de habitação

Publicado em 20 de Agosto de 2026 ás 06h 49min


Jornal Online

Edição nº1866 - 20/08/2026