Noticias
RedNote: veja como funciona o app cotado para substituir o TikTok nos EUA
24 de Janeiro de 2025 as 12h 27min
O TikTok pode estar muito próximo de ser banido dos Estados Unidos. Isso porque no dia 19 de janeiro a Suprema Corte do país decide se mantém ou não a lei assinada por Joe Biden em abril, a qual exige que o aplicativo desvincule-se de sua controladora chinesa, a ByteDance – ou seja negociado com uma empresa americana. Em meio a isso, o aplicativo chinês, RedNote, vem caminhando para assumir o lugar do TikTok nos EUA.
O RedNote, também conhecido como Xiaohongshu, traduzido como “Pequeno Livro Vermelho”, é uma plataforma social chinesa que tem vídeos, fotos e postagens de textos em seu feed.
Apesar de estar ganhando mais popularidade agora, ela foi lançada em 2013 como um aplicativo de compras e hoje pode ser utilizada até para a realização de lives de comércio eletrônico. Além disso, se tornou um app de estilo de vida, utilizado para que os usuários documentem suas vidas e publiquem recomendações.
Em relação ao funcionamento do RedNote, saiba que, após baixá-lo em seu celular, seja Android ou iOS (iPhone), o app solicita que o usuário marque seus principais interesses. Com isso, a plataforma elabora guias personalizados com os temas escolhidos, criando uma linha do tempo com vídeos curtos e conteúdos variados, similar ao Instagram e TikTok.
Além de Estados Unidos e China, o aplicativo também está disponível no Brasil. No entanto, não há opção para utilizá-lo em português, apenas em chinês ou inglês.
Recentemente, com toda a situação envolvendo o TikTok nos Estados Unidos, o aplicativo RedNote ocupou a primeira colocação em downloads da Apple App Store, movimento que, para muitos, representa uma debandada de usuários “refugiados do TikTok”. Mas será que vale a pena fazer essa substituição? Veja as diferenças!
O primeiro ponto está na interface da plataforma, pois ela é diferente da do TikTok, já que exibe diversas publicações (fotos, vídeos e até textos longos) de forma simultânea. Enquanto o TikTok exibe apenas vídeos. Já o layout visual é bem semelhante entre os dois apps.
Um detalhe importante é que, assim como o TikTok, na RedNote o usuário consegue participar de discussões, compartilhar publicações, além de adquirir produtos. É possível até realizar ligações.
Entretanto, uma grande diferença está na quantidade de servidores, pois o RedNote conta com apenas um, o que faz com que suas regras de funcionamento estejam adaptadas apenas à China e a maior parte dos seus conteúdos serem vinculados em mandarim. Isso contrasta com o TikTok, que possui servidores separados para diversos idiomas e também se adapta às regras de diferentes países.
Em relação ao espaço no aparelho, o TikTok é, a princípio, menor, já que na Play Store ele pode ser baixado com 133 MB, enquanto o RedNote ocupa 142 MB. Já em relação à velocidade de carregamento, não há informações detalhadas sobre as duas plataformas.
O RedNote não funciona exatamente igual ao TikTok e, inclusive, pode ser considerado mais versátil, pois conta com mais tipos de conteúdo, sendo comparado ao Instagram. Dessa maneira, ele tem potencial para ser um substituto do TikTok, mas precisa solucionar a questão dos servidores para ser expandido globalmente.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Por que final da Copinha só terá torcida tricolor no Pacaembu?
Publicado em 24 de Janeiro de 2025 ás 18h 49min
Veja o que cada time precisa para se classificar na Champions League
Publicado em 24 de Janeiro de 2025 ás 14h 28min
China suspende compra de soja de 5 exportadoras brasileiras
Publicado em 24 de Janeiro de 2025 ás 13h 27min